segunda-feira, 8 de abril de 2019

Quingentésima postagem ou "Por que insisto em manter este blog?"

Após vários amigos e também minha filha dizerem-me, repetidas vezes, que eu deveria criar um blog, com uma postagem intitulada "Por que criei um blog?", em 01 de fevereiro de 2011, foi inaugurado o blog Espalhando ideias. Três dias depois, "sugerida" por algo dito no final da postagem inaugural era espalhada a ideia expressa em O Fenômeno do Centésimo Macaco. E daí em diante, na maior parte das vezes, "sugeridas" por algo dito na postagem anterior ideias foram sendo espalhadas por este blog. Em uma quantidade de vezes que talvez também mereça ser destacada, postagens foram elaboradas focalizando datas comemorativas que eu considere significativas.
Considerando os fatos de vivermos tempos em que a maioria das coisas possui curta duração e da segunda postagem deste blog ter em seu título a palavra centésimo, conseguir manter o blog e atingir a marca de cem postagens levou-me a elaborar uma postagem fazendo alusão a tal marca. Uma postagem publicada em 30 de dezembro de 2011 sob o título A centésima postagem. E dali em diante, a cada centena de postagens publicadas, a centésima tem a intenção chamar atenção para o atingimento de uma nova marca. Em 16 de abril de 2013, "Ducentésima postagem" ou "Quanto pior melhor". Em 08 de maio de 2015, Tricentésima postagem ou Persistir é imprescindível. Em 14 de março de 2017, Quadringentésima postagem ou Como você se relaciona com a tecnologia. Em 08 de abril de 2019, Quingentésima postagem ou "Por que insisto em manter este blog?". 
Dito isto, passemos a indagação apresentada no título desta postagem: "Por que insisto em manter este blog?". Indagação que começo respondendo assim: Porque o motivo que levou-me a criá-lo também insiste em manter-se. E que prossigo respondendo assim: Porque a finalidade deste blog - "ajudar a interpretar a vida e provocar ações para torná-la cada vez melhor" - é algo que mantém-se até hoje, e que, no meu entender manter-se-á per omnia saecula saeculorum.
*************
Guedes,
Que venha a quadringentésima postagem.
bjs,
Diz uma resposta que recebi por e-mail em 08 de maio de 2015.
*************
Guedes,
(...)
Faça uma conta simples: se cada leitor do seu blog for capaz de tomar consciência dos temas citados e se puder conscientizar mais dois e assim sucessivamente, algo mudará, correto?
Vamos com fé, que a fé não costuma falhar! Espero ler a postagem 400 algum dia.
Grande abraço,
Diz o trecho final de uma resposta que recebi por e-mail em 11 de maio de 2015.
Embora tenham sido apenas essas as respostas dadas as "centésimas" ou "gentésimas" postagens, creio que as palavras extraídas da segunda delas estão em perfeita sintonia com a finalidade deste blog - "ajudar a interpretar a vida e provocar ações para torná-la cada vez melhor".
Sim, "se cada leitor deste blog for capaz de tomar consciência dos temas citados e se puder conscientizar mais dois e assim sucessivamente, algo mudará".
*************
Fala Guedes!
Falo e escrevo pouco por aqui... Mas continuo lendo seus e-mails, assim, espero que continue escrevendo.
(...)
Um grande abraço.
Diz um trecho de uma resposta que recebi por e-mail em 14 de março de 2019 referente à postagem Acreditar ou não na existência de Deus. A explicação para "lendo seus e-mails" é a seguinte: muitos amigos anteriores à criação do blog preferem receber as postagens do blog via e-mail.
E se há quem espere que eu continue escrevendo, eis mais um motivo para que eu insista em manter este blog. Até quando? Até qual "centésima" ou "gentésima" postagem? Sei lá, pois essa é uma indagação para a qual a única resposta que enxergo é a seguinte: quem viver verá.

Nenhum comentário: