terça-feira, 11 de janeiro de 2022

Esperançar

"Esperança é verbo esperançar, não esperar. Esperança não é esperar que algo aconteça, esperança é saber se organizar para fazer com que as coisas aconteçam."

(Paulo Freire [1921 – 1997], educador e filósofo brasileiro)
Após a recente passagem daquele período do ano em que, baseada não sei em que nem desde quando, uma imensa quantidade de pessoas festeja a troca de ano com a esperança de que a simples chegada de um novo ano lhe traga dias melhores, segue uma postagem cuja intenção é desfazer o equívoco sobre o que seja esperança, pois desfazer equívocos talvez seja algo que deveria nos interessar. Sobre o significado de esperança, encontrei no endereço https://www.significados.com.br/esperanca/ o seguinte resultado. Os negritos já vieram no resultado da pesquisa.
Esperança é o substantivo feminino que indica o ato de esperar alguma coisa, pode ser também um sinônimo de confiança.
Ter esperança é acreditar que alguma coisa muito desejada vai acontecer. A esperança pode ser fundamentada (ou realística) ou baseada em alguma utopia, algo que dificilmente será alcançado.
"Esperança é o substantivo feminino que indica o ato de esperar alguma coisa", diz o resultado obtido em https://www.significados.com.br/esperanca/. Significado do qual Paulo Freire discorda, pois, no seu entender, existem dois tipos de esperança, como é explicado no texto reproduzido a seguir.
Esperançar
É preciso ter esperança. Mas tem de ser esperança do verbo esperançar. Porque tem gente que tem esperança do verbo esperar. E esperança do verbo esperar não é esperança, é espera.
Esperançar é se levantar, esperançar é ir atrás, esperançar é construir, esperançar é não desistir! Esperançar é levar adiante, esperançar é juntar-se com outros para fazer de outro modo.
Esperançar é a capacidade de olhar e reagir àquilo que parece não ter saída. Por isso, é muito diferente de esperar; temos mesmo é de esperançar!
*************
"É preciso ter esperança. Mas tem de ser esperança do verbo esperançar. Porque tem gente que tem esperança do verbo esperar. E esperança do verbo esperar não é esperança, é espera.", diz Paulo Freire. E, infelizmente, essa é a esperança da maioria dos indivíduos deste planeta, digo eu. E é essa a equivocada esperança passiva do verbo esperar que as pessoas costumam ter com a chegada de um novo ano, em vez de ter a esperança ativa do verbo esperançar.
"Esperançar é a capacidade de olhar e reagir àquilo que parece não ter saída.", diz Paulo Freire fazendo-me lembrar de uma frase que vi atribuída a Santo Agostinho: "A esperança tem duas filhas lindas: a indignação e a coragem. A indignação nos ensina a não aceitar as coisas como estão; a coragem, a mudá-las." Vocês concordam que a mãe dessas filhas lindas é a esperança do verbo esperançar, e não a esperança do verbo esperar?
E ao ler que é preciso "coragem para mudar as coisas como estão", vem-me à mente um diálogo apresentado em um episódio do programa televisivo intitulado Pedro pelo mundo, no qual, em viagem a Tanzânia, Pedro Andrade conversa com Maria Sarungi-Tsehai, empresária, ativista e responsável pela campanha Muda Tanzânia.
- Quando falamos na Tanzânia, falamos num país que está mudando, passando por um momento muito positivo, muito otimista, mas ainda há muita pobreza, por exemplo.
- Sim.
- O que precisa mudar?
- Acho que dois aspectos precisam mudar. Um deles, e o mais importante: A atitude precisa mudar para todos nós. A atitude que temos como cidadãos é uma atitude passiva. Quando falamos dos nossos problemas, dizemos que o governo deveria fazer assim ou assado. E o governo não é a solução. Por quê? Porque mesmo que você queira que o governo faça algo é sua obrigação de cidadão pressionar o governo para fazer essa mudança. O governo, por sua vez, também precisa mudar de atitude. A verdade é que o povo conhece a saída. Escute o povo e aja! Atitude e ação. Precisamos de ação agora. Se dissermos "Vamos esperar mais cinco anos e talvez o governo mude e algo aconteça", nada vai mudar! Problemas não desaparecem. Depende de nós resolvê-los.
- Acho que gente como você pode mudar o mundo.
- Eu também acredito. Todos nós podemos!
- Obrigado.
- Obrigada.
Sim, como diz Maria Sarungi, "Problemas não desaparecem. Depende de nós resolvê-los". Como resolvê-los? Com "Atitude e ação", duas coisas que todos nós precisamos agora, segundo ela.
Sim, "Esperançar é construir! Esperançar é saber se organizar para fazer com que as coisas aconteçam. Esperançar é juntar-se com outros para fazer de outro modo.", diz Paulo Freire.
Sendo assim, será que faz sentido dizer que ter "Atitude e ação" tem tudo a ver com ter esperança do verbo esperançar? No meu entender, sim.
"Por isso, esperançar é muito diferente de esperar; temos mesmo é de esperançar!", digo eu, encerrando esta postagem com mais uma afirmação de Paulo Freire.
Intitulada Otimistas, pessimistas e esperançosos, a postagem publicada em 28 de fevereiro de 2014 tem muito a ver com Esperançar.

Nenhum comentário: