sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Mensagem de início de ano - 2012

“Se encontrais uma pessoa a quem vale a pena falar e não lhe falais, perdeis a pessoa; se encontrais uma pessoa a quem não vale a pena falar, e lhe falais, perdeis, isto é, desperdiçais as vossas palavras. Sábio é quem não perde pessoas nem palavras."
As palavras acima são atribuídas a Confúcio, e as seguintes são minhas: "Se encontrais várias pessoas falando sobre um determinado assunto, e também falais, correis o risco de vossas palavras não receberem a atenção que pretendeis". Portanto, considerando que mensagens de fim de ano muita gente manda, desde o final de 2006, passei a enviar uma mensagem de início de ano. E com a intenção de enviá-la em uma data próxima do início do ano, eu a envio lá pelo final de janeiro ou início de fevereiro. Acham que eu pirei? Ainda não. Vocês já ouviram falar que neste país o ano só começa depois do carnaval? Pois é. Considerando que neste ano o carnaval acaba no próximo dia 21, esta mensagem, ao contrário do que alguém possa pensar, não está sendo enviada com atraso, e sim com uma antecedência de 19 dias.
A prática adotada por mim tem mais uma vantagem. Possibilita repassar coisas interessantes recebidas naquele período frenético no qual as pessoas acabam dispondo de menos tempo para dar a devida atenção a certas mensagens. Sendo assim, aproveito esta mensagem para lhes repassar algo bastante interessante que recebi da Eveline, uma ex-colega de trabalho e eterna amiga.
“Hoje, 'Ano Novo' temos que nos conscientizar que essa simples mudança da folhinha do calendário não vai nos trazer nada! O quer nos trará algo de positivo não é essa data... mas poderá ser, todas as datas, desde que mudemos a 'nossa folhinha' consciencial... Reflitamos de quantas 'promessas e passagens' fizemos e tudo continuou praticamente do mesmo jeito.
Façamos um esforço para que 2012 seja um ano bem diferente, sem promessas, mas com atitudes, para que possamos colher os 'louros' da paz, saúde, harmonia, amor, prosperidade e realizações, que tanto desejamos! Façamos por merecer todas as energias emanadas por 'Deus', entrando sempre na sua sintonia e melhorando nossas atitudes para com quem está a nossa volta! Fiquem com Deus!”
Sim, temos que nos conscientizar que a simples mudança de ano não nos trará, automaticamente, aquilo que desejamos. Por estar em sintonia com a mensagem enviada pela Eveline, apresento a seguir um trecho de um texto de Carlos Drummond de Andrade intitulado Receita de Ano Novo, publicado no livro Discurso de primavera e algumas sombras.
“Para você ganhar belíssimo Ano Novo (...) não precisa fazer lista de boas intenções para arquivá-las na gaveta. (...) nem parvamente acreditar que por decreto da esperança a partir de janeiro as coisas mudem e seja tudo claridade, recompensa, justiça entre os homens e as nações, liberdade com cheiro e gosto de pão matinal, direitos respeitados, começando pelo direito augusto de viver. Para ganhar um ano-novo que mereça este nome, você, meu caro, tem de merecê-lo, tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil, mas tente, experimente, consciente. É dentro de você que o Ano Novo cochila e espera desde sempre."
Conforme prometido na postagem anterior, aqui está a contribuição da História do Lançador de Estrelas para esta Mensagem de início de ano. No meu entender, as palavras finais do vídeo do YouTube citado na postagem A história do Lançador de Estrelas tem tudo a ver com uma mensagem de início de ano.
"Perceba que as ações daquele jovem representam algo que é especial dentro de cada um de nós. Todos nós somos presenteados com a habilidade de fazer a diferença. Se nós pudermos, como aquele jovem, ficar cientes desse presente, nós temos, com a força da nossa visão, o poder de mudar o futuro.
Esse é o seu desafio; esse é o meu desafio. Cada um de nós deve achar as suas estrelas-do-mar... e se nós lançarmos nossas estrelas-do-mar de maneira sábia e certa, eu não tenho dúvidas que o século XXI será um lugar maravilhoso.
Lembre-se: 'Visão sem ação... é somente um sonho. Ação sem visão... só passa o tempo. Visão com ação pode mudar o mundo'."
Ou seja, ver o Novo Ano como algo que trará o que pretendemos sem a nossa ação... é somente um sonho. Agir sem a visão do que pretendemos... só passa o tempo. Visão de que com a nossa ação somos capazes de mudar o mundo pode nos trazer um Feliz Ano Novo.
Espero que os argumentos usados para explicar esta "estranha" mensagem de início de ano tenham conseguido me redimir diante de quem me cobrou uma mensagem de Ano Novo. E espero também que os amigos relacionados a seguir ainda estejam aceitando os meus agradecimentos pelas mensagens que me enviaram. A lista foi feita em ordem alfabética para evitar cenas de ciúmes, OK? Eis a lista: Almir, Demílson, Edimar, Elizabeth, Eveline, Fernando Kvieska, Geraldo, Gilson, Isabel Maria, João Paulo Barbosa, José Antônio Saraiva, José Augusto Dias, Jorge Lima, Lauro de Souza, Mônica Nora, Monique, Nivia, Paulo Kleber, Regina Cristina, Regina Rollemberg, Reinaldo Luz, Ronald, Solange, Sueli, Valmir e Valter Jorge.
Aproveito também esta postagem para comemorar o primeiro aniversário deste blog, ocorrido anteontem. Agradeço a todos os que o têm prestigiado. Espero que a ideia espalhada no dia do aniversário tenha lhes agradado.

Abraços,
          Guedes

Nenhum comentário: