sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

A história do Lançador de Estrelas

Não, esta postagem não é sobre a vida de algum diretor que tenha lançado atrizes ao estrelato. É sobre uma belíssima história inspirada nos escritos de Loren Eiseley. Eiseley foi uma pessoa muito especial, pois ele combinava o melhor de duas culturas: ele era um cientista e um poeta. E a partir dessas duas perspectivas ele escreveu, de maneira introspectiva e maravilhosa, sobre o nosso mundo e o nosso papel nele.
"Era uma vez um homem sábio que costumava ir ao oceano para escrever. Ele tinha o hábito de andar pela praia antes de começar o seu trabalho. Um dia ele estava andando ao longo da costa. Enquanto admirava a praia, ele viu uma figura humana se movendo como um dançarino.
Ele sorriu para si mesmo pensando que alguém estava dançando pelo dia. Então, ele começou a andar mais rápido para alcançá-lo. Enquanto se aproximava, percebeu que era um jovem e que ele não estava dançando. Em vez disso, ele estava se abaixando até a costa... pegando algo... e, cuidadosamente, jogando no oceano.
Depois que ele chegou mais perto, falou:
- Bom dia! O que você está fazendo?
O jovem parou, olhou para ele e respondeu:
- Estou jogando estrelas-do-mar no oceano!
Então, ele perguntou:
- Por que você está jogando estrelas-do-mar no oceano?
- O sol se foi e a maré está baixa. Se eu não jogá-las no mar elas morrerão.
- Mas, jovem, você não percebe que existem milhas e milhas de praia e estrelas-do-mar por todo esse caminho? É impossível que você consiga fazer diferença!
O jovem escutou educadamente, se curvou, pegou outra estrela-do-mar... e jogou-a no mar, passando pelas ondas que quebravam.
- Para aquela estrela fez diferença.
Sua resposta surpreendeu o homem. Ele ficou chateado por não saber como responder. Em vez disso, ele se virou e voltou para a sua casa de campo para começar a escrever.
Durante todo o dia, enquanto escrevia, a imagem daquele jovem o assombrava. Ele tentou ignorá-la, mas a visão persistia. Finalmente, no final da tarde, percebeu que ele, o cientista, ele, o poeta, havia perdido a essência da natureza das atitudes do jovem. Porque ele percebeu que aquele jovem estava escolhendo não ser um observador do universo e o ver passando, mas ele estava escolhendo ser um ator do universo e fazer a diferença.
Ele estava envergonhado. Naquela noite ele foi para a cama, perturbado. Quando a manhã chegou, ele acordou sabendo que tinha que fazer alguma coisa. Então, ele levantou, se vestiu, foi para a praia e achou o jovem. E, com ele, passou o restante da manhã lançando estrelas-do-mar no oceano."
Aqui termina a história do Lançador de Estrelas, e as passagens a seguir são de um vídeo do YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=FMXmNMnHg8o) que usa esta história em algo que sugere ser um curso sobre a ideia de Visão do Futuro.
"Perceba que as ações daquele jovem representam algo que é especial dentro de cada um de nós. Todos nós somos presenteados com a habilidade de fazer a diferença. Se nós pudermos, como aquele jovem, ficar cientes desse presente, nós temos, com a força da nossa visão, o poder de mudar o futuro.
Esse é o seu desafio; esse é o meu desafio. Cada um de nós deve achar as suas estrelas-do-mar... e se nós lançarmos nossas estrelas-do-mar de maneira sábia e certa, eu não tenho dúvidas que o século XXI será um lugar maravilhoso.
Lembre-se: 'Visão sem ação... é somente um sonho. Ação sem visão... só passa o tempo. Visão com ação pode mudar o mundo'."
Nossa! Que texto rico em provocação de reflexões!


Nenhum comentário: