sexta-feira, 30 de outubro de 2020

A lógica da interdependência (final)

Continuação de segunda-feira
  "Atualmente nossas comunicações são quase instantâneas. A interdependência entre os diversos seres sempre existiu, mas agora está mais visível. A velocidade das coisas é nova, mas a felicidade de cada indivíduo depende do bem-estar da população."
Platão, no diálogo Eutidemo, ensina que o mais desejável entre todos os bens é a sabedoria; uma pessoa pode possuir muitos outros bens, porém, sem sabedoria, não será capaz de fazer bom uso deles. Eu creio que não será capaz e também não terá condições de fazer bom uso, se os outros não forem sábios. Pois, se você tem sabedoria para si e as demais pessoas no mundo não têm, sua sabedoria não será suficiente, pois as pessoas podem criar perturbações, doenças e calamidades. Por exemplo, você pode ter sabedoria e também dinheiro, e mesmo assim ficar confinado por causa de uma pandemia, adoecer ou até morrer de infecção. Portanto, para ser feliz, você precisa ser sábio e precisa que os outros também sejam.
Assim vamos aprendendo. Por acaso você sente alguma espécie de orgulho ou contentamento porque, enfim, estamos vendo grande solidariedade na luta contra a pandemia? Há alguns mil anos muitos instrutores têm vindo para ensinar a mensagem da sabedoria e da solidariedade. Eu reconheço que estamos bem atrasados nessas lições. Ainda assim, não é hora para julgamentos. O que podemos fazer de melhor para ajudar essa grande engrenagem mundial é aprender e mudar. Compreender de modo autêntico, sem dissimular a realidade – só isso pode produzir uma transformação profunda.
Somos todos um
Ainda não há conclusões definitivas sobre o surgimento do vírus da Covid-19, mas muitos outros vírus já surgiram no contexto da exploração de animais para consumo humano. Falando de modo objetivo, se você explora os animais, causando sofrimento e doenças a eles, você termina adoecendo, porque, quando explora, você está próximo. Na tentativa de auxiliar a saúde pública, estamos vendo o quanto o isolamento é extremamente difícil, não apenas do ponto de vista emocional, mas do ponto de vista físico. É necessário um árduo esforço de distanciamento e esterilização para evitar a propagação de micro-organismos. Isso nos mostra, mais uma vez, o quanto não estamos isolados. Nós somos próximos de todos os seres vivos. Isso me faz lembrar de uma antiga recomendação: respeite o próximo.
"Ainda não há conclusões definitivas sobre o surgimento do vírus da Covid-19, mas muitos outros vírus já surgiram no contexto da exploração de animais para consumo humano. Falando de modo objetivo, se você explora os animais, termina adoecendo, porque, quando explora, você está próximo."
Estamos juntos na torcida. Veja, diferentemente da lógica usual da competição, o quanto nós estamos torcendo para que todos sejam bem-sucedidos no combate ao vírus. Nunca vi uma torcida tão unânime, ardorosa e sincera. Nunca se desejou tanto que os cientistas e profissionais de saúde fossem tão capacitados e brilhantes. Cada profissional de saúde deseja o máximo de sucesso ao outro, que poderá salvar sua vida, a qualquer momento.
Estamos juntos na torcida. Estamos torcendo para que todos sejam bem-sucedidos no combate ao vírus. Nunca vi uma torcida tão unânime, ardorosa e sincera. Nunca se desejou tanto que os cientistas e profissionais de saúde fossem tão capacitados e brilhantes.
Existe uma torcida para que as pessoas se curem, tenham boa imunidade, para que as estatísticas de contágio e mortes diminuam. Também nunca se desejou tanto que os governos acertassem, não só dentro de cada país, mas também no cenário internacional. Precisamos que os outros estejam seguros, se alimentem bem e cooperem. Os profissionais da saúde, da imprensa, da segurança pública, os governantes, os comerciantes, os trabalhadores da limpeza, os entregadores, os padeiros, os caixas do supermercado: precisamos que tenham saúde, porque nós dependemos deles. Precisamos que as pessoas fiquem em casa, se possível, e tenham discernimento para não propagar notícias falsas, pois isso coloca a nossa saúde em risco. Mas por que ser assim só em tempos de pandemia e não para evitar o sofrimento? Por que não cooperamos sempre para sermos prósperos, saudáveis, sábios e felizes?
Já que estamos confinados ou limitados, vamos pensar. O que eu quero compartilhar hoje sobre esse assunto é este raciocínio. A razão é a outra face do coração amoroso, porque a realidade é uma só. Você pode não ser do tipo sentimental, mas, se tiver um bom raciocínio, entenderá que até mesmo um egoísta, quando é inteligente, torna-se altruísta.
Essa pandemia é uma forma muito concreta de nos fazer constatar a velha verdade: todos somos um. Pense nisso ao planejar seu modo de viver, trabalhe para que todos sejam sábios e felizes, examine se cada atitude sua repercute bem em relação a todas as partes envolvidas. Pois as outras partes são como o piso, as paredes e o teto da sua casa.
  *************
"A interdependência entre os diversos seres sempre existiu, mas agora está mais visível.", afirma Cristiane Szynwelski no penúltimo parágrafo da primeira parte de seu texto reproduzida na postagem anterior. Até porque é a existência da interdependência que possibilita a existência dos diversos seres, digo eu.
"Essa pandemia é uma forma muito concreta de nos fazer constatar a velha verdade: todos somos um.", diz Cristiane Szynwelski no último parágrafo de seu texto em uma afirmação que uso para associar a "maior visibilidade que tem agora a interdependência ao surgimento dessa pandemia".
"Pense nisso ao planejar seu modo de viver, trabalhe para que todos sejam sábios e felizes, examine se cada atitude sua repercute bem em relação a todas as partes envolvidas.", eis a sugestão com que Cristiane Szynwelski encerra seu excelente texto e que, no meu entender, será um equívoco não aceitar.

Nenhum comentário: