sexta-feira, 28 de agosto de 2020

Mudar o mundo é mudar o olhar (final)

Continuação de segunda-feira
O senhor é reitor da Unipaz, que tem inclusive uma unidade no RS. Como é o trabalho desenvolvido pela instituição, e no que ele pode contribuir para uma mudança no cenário atual?
A Unipaz é a terceira Universidade da Paz criada no mundo, após a de Tóquio e a de Costa Rica. Com um diferencial: partimos do princípio de que não é com o paradigma que inventou o problema que iremos resolvê-lo. A palavra hebraica para a paz, Shalom, brota da mesma raiz de Shalem, que significa inteireza. Então, há mais de três décadas, desenvolvemos uma educação integral, a partir da concepção de uma ecologia inclusiva, individual, social e ambiental, suportada na abordagem transdisciplinar holística. Compreendemos que tudo o que é inteiro é belo, é saudável, é pacífico e é sagrado. A transdisciplinaridade significa o diálogo da ciência com a filosofia, a arte e a tradição espiritual. Em outras palavras, a aliança da ciência com a consciência. Holística deriva do grego Hólon, que implica a integração do todo e da parte, que possibilita uma visão global para uma ação lúcida e consciente local.
Todos os nossos programas e projetos encontram suporte numa estratégia de integração dialógica, dirigida ao público em geral, para complementar o que nossas academias convencionais, centradas no paradigma do racionalismo científico — necessário, porém esgotado — não são capazes de promover por estarem circunscritas à razão crítica e empírica.
Por quê?
Não é difícil constatar que a razão nem sempre tem razão quando lhe faltam os ditames do coração. A partir de nosso projeto mais consagrado, implementado em nossa matriz de Brasília a partir de 1989, a Formação Holística de Base, que visa integrar as quatro funções psíquicas pesquisadas por Jung — o pensamento, o sentimento, a sensação e a intuição —, para engendrar uma quinta função, a do Self, inteligência da inteireza psíquica, a Unipaz irradiou-se para praticamente todo o Brasil e também para a Argentina, Portugal, França e Bélgica. Estamos colaborando concreta e significativamente com a Unesco que, desde 1992, propõe os quatro pilares de uma nova educação transdisciplinar: educar para conhecer, para fazer, para conviver e para Ser.
Por outro lado, partimos também do princípio de que paz é fluxo, é processo, é movimento. Como afirma o I Ching, o Livro da Mutação da tradição chinesa, o oposto de paz é estagnação. Onde estivermos estagnados, no corpo, na alma e na consciência, ali teremos perdido a paz, e a saúde. Uma boa metáfora para indicar a paz e o seu oposto, é a da água corrente em contraposição à água estagnada. Paz é mutirão, é bom combate, é a conquista do fluxo de uma inteireza sempre em curso, em permanente marcha.
Entre os conceitos que o senhor trabalha nos seus artigos está o de normose, ou patologia da normalidade. Em que consiste essa patologia?
Eis o grande obstáculo para nossas boas intenções de paz, de justiça e de saúde integral: a normose. Jean-Yves Leloup, Pierre Weil e eu desenvolvemos esse conceito no livro Normose, a Patologia da Normalidade, para nos referirmos a uma anomalia da mediocridade, de uma normalidade doentia. Na minha visão, há dois grandes fundamentos da normose: o sistêmico e o evolutivo. O axioma sistêmico implica que a normose nem sempre existiu e nem sempre existirá. Ela surge de uma degeneração sistêmica: quando no meio no qual vivemos e convivemos predomina o egocentrismo, a violência, a falta de visão, de escuta e de cuidado, quando a corrupção impera. Nesse caso, ser normal é adaptar-se a um sistema desequilibrado, desumano e patológico. É o que transcorre claramente nos tempos atuais.
Então, a pessoa saudável é a desajustada que sofre em algum grau de uma indignação lúcida, de um desespero sóbrio, e faz alguma coisa para mudar o contexto no qual habita. Alguns dizem que, do ponto de vista da consciência, vivemos a idade de ferro: a do esquecimento da integridade e da grandeza do projeto humano. Nesse sentido o normótico é alguém que faz pequenas as grandes coisas, que sempre está encapsulado na bolha do ego, que se expressa por corporativismos mesquinhos e uma irresponsabilidade crônica frente ao bem comum. Enquanto a pessoa autenticamente saudável é capaz de fazer grandes as pequenas coisas, introduzindo nas suas ações a consciência, a corresponsabilidade, o respeito e o amor compassivo.
Poderia citar exemplos de como a normose se manifesta?
Uma normose muito estridente que testemunhamos é a da corrupção. As pessoas envolvidas dizem: "Mas todo mundo faz assim". Eis uma descrição precisa dessa anomalia da normalidade. Gosto de confiar que estamos presenciando, no Brasil, o início de um processo de cura dessa normose perversa e degenerativa para o corpo social. As pessoas despertam, ocupam as ruas e bradam que não suportam mais tanta insanidade, que quem a comete não as representam. E mudanças acontecem, bem sabemos. Longe de mim a ingenuidade de crer que a corrupção desaparecerá; ela deixará de ser normose para ser um crime, como já ocorreu com a normose da escravidão que era aceita dominantemente nas instituições em geral. Se alguém pratica a escravidão hoje, sabe que se trata de um crime passível de punição severa. Simples assim.
E o outro fundamento da normose?
O outro fundamento é o evolutivo: o normótico é alguém que sofre de uma estagnação no seu desenvolvimento humano, por falta de investimento no potencial de saúde e de plenitude inerente a todo ser humano, nas dimensões não apenas material, mas também psíquica e consciencial. Como afirmava Confúcio há cerca de 2500 anos: o que nos distingue de outras espécies é o inacabamento, a incompletude. É o que traduzo quando afirmo que não nascemos humanos, nós nos fazemos humanos investindo na semente de uma plenitude possível em nosso interior, e fazendo render os talentos que o Mistério nos confiou sob medida.
Outro conceito interessante dos seus escritos é o "complexo de Jonas", sobre o temor de abandonar uma situação confortável e apostar na mudança. Como esse complexo se manifesta, e como pode ser combatido?
Esse complexo refere-se particularmente à questão evolutiva inerente à normose. Jonas é um arquétipo que consta do Velho Testamento que, em hebraico, significa pomba das asas podadas. Foi Abraham Maslow que denominou de complexo de Jonas a um tipo de resistência que impede o processo de pleno desenvolvimento e de autorrealização individual. Jean-Yves Leloup desenvolveu essa perspectiva no livro Caminhos da Realização. Eis uma breve síntese deste interessante e sábio mito bíblico: Jonas foi despertado com uma voz que lhe convocou a ir para Nínive, a grande cidade dos inimigos dos hebreus, para converter esse povo que tinha se desviado das trilhas da sabedoria e do amor, que se entregava a todos os tipos de iniquidades, de injustiças e de desumanidades — o que ilustra a grande atualidade desse texto simbólico. Com medo da desafiadora tarefa, ele foge para Társis.
Então surge uma tempestade, que simboliza que quando fugimos da senda da vocação, atraímos sintomas e infortúnios não só para nós, mas também para os que estão ao nosso lado. Jonas é despertado pelo capitão do navio, que representa a consciência humana. Ele reconhece que está fugindo da sua missão, a sorte é tirada, e finalmente Jonas é jogado nas águas do oceano e engolido pelo grande peixe, onde permanece até converter-se à sua tarefa profética. Assim, Jonas representa o medo normótico da vastidão do potencial humano no interior de cada um de nós, a força de resistência frente à tarefa imperativa do florescimento humano. Necessitamos transcender os trilhos normóticos, confortáveis e previsíveis, para trilhas que não existem, e que serão inventadas pelos nossos próprios pés nos caminhos que tem coração.
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Que entrevista densa! Quantos ensinamentos compartilhados por Roberto Crema! Que tal usá-los para mudar o nosso olhar?

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