"Somos todos visitantes deste tempo, deste lugar. Estamos só de passagem. O nosso objetivo é observar, crescer, amar. E depois vamos para casa."
(Provérbio Aborígene)
"O invisível ocupa, no Cosmo, um lugar muito maior do que o visível. (...) No modo como vemos e ouvimos, o invisível representa uma parte maior do que os objetos que vemos e as vozes que ouvimos. A fala, que nos põe em contato com nossos semelhantes, é um processo quase que totalmente invisível, sendo o único aspecto visível o movimento dos lábios e da língua."."Devido à nossa educação, estamos preparados para olhar apenas para o lado material e visível de todos os fenômenos - até mesmo dos fenômenos psicológicos. (...) A higiene do corpo é desproporcionalmente valorizada em comparação com a higiene da mente, assim como as palavras são usadas cautelosamente porque são ouvidas pelos outros, enquanto homens e mulheres permitem que os pensamentos criem fossas por imaginarem que pensamentos invisíveis não deixam odores atrás de si."
Extraídos do texto de D. P. Sabnis intitulado O mundo invisível, reproduzido na postagem anterior, enxergo nos dois parágrafos anteriores um excelente ponto de partida para tentarmos entender a estupenda encrenca em que está metida a pretensa espécie inteligente do universo. Sim, "devido à nossa educação, estamos preparados para olhar apenas para o lado material e visível de todos os fenômenos". O desinteresse da imensa maioria dos integrantes da referida espécie em buscar conhecimentos sobre o invisível é algo desastroso que faz com que uma analogia com um famoso naufrágio talvez seja oportuna nesta postagem.
"Apenas 10% do iceberg fica visível na superfície, sendo que 90% do seu volume está imerso na água. Por este motivo, os icebergs são considerados um grande perigo para a navegação marítima", eis uma informação obtida em https://www.significados.com.br/iceberg/. Vocês conhecem a história do Titanic? Pois é! Por motivo análogo (acreditar que existe apenas os sei lá quanto poucos % que vemos e negligenciar o pouco menos de 100% imerso na ignorância), os obstáculos com que nos deparamos podem ser considerados um grande perigo para a movimentação nesse percurso que a gente chama de vida.
Considerar
a existência do invisível é algo imprescindível para obter êxito em
qualquer coisa que se faça. Até porque o que é invisível para uns pode ser visível para outros. Em um inesquecível episódio ocorrido na
minha vida profissional, ouvi de um arrogante usuário a seguinte
afirmação: "Não vejo problema algum em ...". Afirmação que respondi assim: entre você não ver problema algum e não existir problema algum, há uma estupenda diferença. Não confunda sua incapacidade de ver com inexistência.
"A morte é uma experiência universal e está tão próxima de nós que não lhe damos atenção; nem sequer nos esforçamos para saber se existe conhecimento disponível a respeito. Igualmente universal é o fenômeno da vida, com seus prazeres e dores diários; entre nascimento e morte as pessoas riem e choram, mas não sabem o que precede o nascimento, o que se segue à morte, o que é o riso e como as lágrimas são formadas. 'Tudo é mistério', dizem as pessoas, com um aceno da cabeça que acreditam ser um aceno de sabedoria e humildade, mas que na maioria das vezes é apenas um aceno de ignorância e preguiça mental.", eis mais um trecho de O mundo invisível.
Considerar "sabedoria e humildade" algo que na maioria das vezes é apenas "ignorância e preguiça", eis o que talvez seja o verdadeiro mistério.
"Um dos objetivos do trabalho teosófico é mostrar a importância do invisível - enquanto demolimos as superstições a seu respeito, que têm raízes no falso conhecimento. A ausência do verdadeiro conhecimento causa danos. A ignorância é ruim, mas o falso conhecimento é pior.""Mas sabemos que, em nossa civilização, as pessoas não têm tempo para ler e estudar, estão sempre ocupadas ganhando dinheiro - mas não perguntam o que farão quando vierem a possuí-lo; não sabem como se sentirão quando tiverem alcançado o topo. Somente as verdades fundamentais da genuína ciência da alma podem ajudar a evolução do ser humano e o desabrochar da visão espiritual. Poderes espirituais e divinos estão adormecidos em cada pessoa; quanto maior o alcance de sua visão espiritual, mais poderoso será o deus dentro dela."
Sim, "poderes espirituais e divinos estão adormecidos em cada pessoa", pois, como diz Teilhard de Chardin, "Somos seres espirituais vivendo uma experiência humana.". Ou seja, estamos aqui de passagem, como diz o provérbio aborígene que epigrafa esta postagem e que também a encerra. "Somos todos visitantes deste tempo, deste lugar. Estamos só de passagem. O nosso objetivo é observar, crescer, amar. E depois vamos para casa".
"Observar, crescer, amar", promover "o desabrochar da visão espiritual", eis o que fazer enquanto "estamos aqui de passagem". "E depois vamos para casa". Onde fica a casa? No mundo invisível!
Nenhum comentário:
Postar um comentário