terça-feira, 20 de março de 2018

O analógico é o novo chique (final)

Continuação de quarta-feira
O empresário Paulo Augusto Albuquerque, de 23 anos, dono da marca brasiliense Dobe, decidiu fugir de todas as redes sociais. Estava se sentindo contaminado.
- Segui esse caminho menos conectado porque vivemos uma ilusão digital. Existem algumas teorias que falam sobre isso, como a playing reality, e eu não tinha interesse em deixar de viver um mundo físico para viver esse fake digital. Agora, não sou mais contaminado pelas ideias discutidas nas redes – comenta Paulo, que só não abriu mão do WhatsApp.
Taciana Abreu, head de marketing da marca Farm, saiu das redes quando entrou na empresa. O motivo? Não conseguia dar conta de responder tantas mensagens. Ficou só no WhatsApp por uma questão de sobrevivência.
- O que achei mais marcante da minha detox, que já dura um ano e meio, foi como aumentou a conversa quando encontro uma amiga – comenta ela.
Antes, Taci conta, ela já sabia de tudo das amigas, e vice-versa. Para onde tinham viajado, onde tinham jantado, das conquistas, do novo emprego, do corte de cabelo...
- Como não estou mais nas redes, tudo é novidade, o que faz o papo render mais. Naquela época, eu sabia de detalhes da rotina de uma pessoa sem encontrá-la – percebe Taci.
André Carvalhal, à frente da marca Ahlma, que tem, no Leblon, uma loja "com jeito de escola, laboratório, estúdio de ioga e casa de suco", pratica uma detox digital todo fim de ano. No fim de dezembro e começo de janeiro, ele se desconecta. Desliga tudo e reflete sobre isso.
- Este ano, além de me desconectar, fiz isso também na Ahlma. Pausei os conteúdos das nossas mídias e fiz uma campanha estimulando se desconectar para conectar com outras pessoas e com a natureza – conta André.
O casal de fotógrafos Juliana Rocha, de 29 anos, e Bruno Machado, de 24, criou a agência O Álbum, dedicada à fotografia analógica e ao seu ritmo próprio. O projeto começou para estimular os trabalhos mais autorais e ainda dar força para a comunidade analógica. Superconectados até então, eles passaram a sentir vontade de fazer pequenos retiros. Em suas oficinas na Serra da Bocaina, em São Paulo, os dois ficam totalmente sem internet.
- Aprendemos a gostar de ficar longe do frisson imediatista das redes. O nosso trabalho n'O Álbum é uma alternativa à produção desenfreada de imagens descartáveis que vão para as redes sociais – diz Juliana, que também notou um movimento contrário ao ritmo frenético das redes ao ver a procura pela estética analógica aumentar. – O estalo veio quando uma marca de moda nos pediu para aplicar o filtro Light Leaks nas fotos, que tem o mesmo granulado e as cores dos filmes que estávamos usando. Junto com isso, acontece um resgate da cultura dos vinis, das super 8mm, das máquinas de escrever. Existe uma corrida pelo palpável e, principalmente, pelos meios que incorporam os erros.
Ao mesmo tempo em que a estética vintage volta à tona, o bem-estar conquistado por quem está desconectado, vivendo como em tempos passados, é cada vez mais difundido. Os spas já perceberam isso e oferecem terapias que vão além das massagens e dos cardápios levinhos. Ficou comprovado que o corpo e a mente precisam sair da zona on-line para relaxar de verdade. Desse jeito, estes espaços começaram a limitar o uso da internet, restringindo os horários e os locais onde se pode acessar o mundo virtual.
Fazer uma autoanálise para saber se o uso dos gadgets está em um nível saudável é um movimento que precisa acontecer frequentemente, alerta a psicóloga Anna Lucia King, que criou o Instituto Delete, o primeiro núcleo no Brasil especializado em Detox Digital, que funciona dentro do centro de psiquiatria da UFRJ, na Praia Vermelha. Uma dica: no site do instituto (www.institutodelete.com) é possível fazer testes para descobrir o nível de intoxicação.
- O Delete existe desde 2013, e a procura por tratamento só aumenta. Os prejuízos são físicos e psicológicos. Já pensou em quantas vezes uma pessoa abaixa o pescoço por dia para olhar a tela do celular? É uma média de 100 vezes. Pense nisso em um ano. É um dano enorme à postura. Sem falar nas ansiedades que surgem disso – analisa Anna, que lançou o livro "Nomofobia" (editora Atheneu), ao lado de Eduardo Guedes, sobre dependência de celular e internet, e este mês lança mais dois: "Etiqueta digital" e "Cartilha digital". – Não sou contra a internet, mas é preciso saber quando se está abusando do uso. Tem que esquecer o celular em casa de vez em quando.
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"– Não sou contra a internet, mas é preciso saber quando se está abusando do uso. Tem que esquecer o celular em casa de vez em quando.", eis a afirmação da psicóloga Anna Lucia King usada por Lívia Breves para concluir sua excelente matéria. Matéria que em seu primeiro parágrafo traz uma afirmação que considero bastante auspiciosa. "Depois de todos os vícios digitais tomarem conta da vida da maioria das pessoas, muitas têm buscado desacelerar."
Desacelerar para conseguir relaxar de verdade, pois, como é dito na matéria, "Ficou comprovado que o corpo e a mente precisam sair da zona on-line para relaxar de verdade. Desse jeito, os spas espaços começaram a limitar o uso da internet, restringindo os horários e os locais onde se pode acessar o mundo virtual."
"- Aprendemos a gostar de ficar longe do frisson imediatista das redes. O nosso trabalho n'O Álbum é uma alternativa à produção desenfreada de imagens descartáveis que vão para as redes sociais – diz Juliana Rocha, uma fotógrafa analógica, que também notou um movimento contrário ao ritmo frenético das redes ao ver a procura pela estética analógica aumentar."
"Ficar longe do frisson imediatista das redes", pois como diz Lívia Breves, "Chegou o tempo que estar off-line faz tanto sucesso quanto tirar uma selfie.".
"O movimento chamado dry-fi January começou na Inglaterra, mas já se espalhou mundo afora e está estimulando muita gente a viver sem internet até o fim do mês. E tem também os que preferem algo menos drástico, aqueles que decidiram ficar alguns dias livres de qualquer rede social, que passaram a desligar o celular durante horas e estão aproveitando mais a vida fora da rede. Em tempo, eles garantem que é muito bom.", diz a repórter Lívia Breves.
Será que vale experimentar o movimento dry-fi? "Em muitas ocasiões, ser chique está relacionado com o requinte de uma pessoa, e a forma elegante e fina como essa pessoa se comporta em diferentes contextos.", eis um significado para chique encontrado em https://www.significados.com.br. O analógico é o novo chique, eis o título da excelente matéria de Lívia Breves. Será que vale a pena experimentarmos ser chiques?
E ao falar em elegância aproveito para concluir esta postagem compartilhando com vocês a segunda de cinco recomendações que compõem uma matéria intitulada Etiqueta Moderna apresentada ao lado daquela que provocou esta postagem e a anterior.
"Esqueça o telefone quando estiver com outras pessoas. Foque em quem está fisicamente perto de você. Uma conversa tetê-a-tête vale mais do que mensagens e áudios de WhatsApp. Aproveite para rir junto, abraçar, brindar, perceber o que está ao seu redor. Não há nada mais deselegante do que mostrar desinteresse pelo que acontece a sua frente e ficar curtindo fotos de outras pessoas."

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