quinta-feira, 8 de março de 2018

Dia Internacional da Mulher - 2018

"Há homens que lutam um dia e são bons,
 há outros que lutam um ano e são melhores;
 há os que lutam muitos anos e são muito bons,
 mas há os que lutam toda a vida e estes são imprescindíveis."
(Bertolt Brecht [1898 – 1956], dramaturgo, poeta e encenador alemão)
E há os que epigrafam uma mensagem alusiva ao Dia Internacional da Mulher com uma citação que fala em homens e em luta e estes são malucos. Ou será que estes são os lúcidos? Aqueles cujo grau de lucidez já os possibilita perceber que o que é enaltecido na epígrafe – a disposição para lutar toda a vida – é exatamente o que as mulheres precisam em sua luta pela imprescindível igualdade de direitos entre homens e mulheres.
A imprescindível igualdade de direitos da qual depende o próprio futuro da humanidade como se pode enxergar à luz da seguinte afirmação de D. H. Lawrence: "O futuro da humanidade não será decidido pelas relações entre nações, mas pelas relações entre homens e mulheres". Afirmação que leva-me a fazer a seguinte indagação. Será que é possível estabelecer relações amistosas, harmoniosas e eficazes entre homens e mulheres sem antes ter estabelecido a igualdade de direitos entre eles e elas?
Igualdade de direitos que jamais será estabelecida enquanto não houver o reconhecimento de sua imprescindibilidade pelos homens. Reconhecimento que leva-me a elaborar a seguinte paráfrase:
"Há homens que reconhecem a igualdade de direitos das mulheres por um dia e são bons,
 há outros que a reconhecem por um ano e são melhores;
 há os que a reconhecem por muitos anos e são muito bons,
 mas há os que a reconhecem por toda a vida e estes são imprescindíveis."
Reconhecer a imprescindibilidade da igualdade de direitos entre homens e mulheres e juntamente com elas lutarem por ela (a igualdade) por toda vida, eis a recomendação aos homens neste Dia Internacional da Mulher. Afinal, se observarmos atentamente, algo que dificilmente deixaremos de aprender é que qualquer coisa que realmente preste, isto é, que seja boa para todos jamais será algo que receberemos pronto ou que conseguiremos aprontar após um determinado ou indeterminado tempo, por mais longo que seja esse tempo, e sim algo pelo qual teremos que nos empenhar por toda a vida em um infindável processo de aperfeiçoamento contínuo em que homens e mulheres precisam estar engajados.
Criado com a intenção de lembrar a luta das mulheres contra privilégios e em prol da igualdade de direitos, com o transcorrer do tempo o Dia Internacional da Mulher passou a ser comercializado como uma data festiva que dela vai tirando seu significado original.
Sendo assim, sem querer estragar o lado festivo, mas também querendo lembrar o lado da luta encerro esta postagem com uma afirmação apresentada em um filme intitulado Cidade da Esperança (1992) como sendo o canto de guerra Suaile. Uma afirmação que jamais esqueci e que considero perfeita para ser espalhada em um Dia Internacional da Mulher. Qual é a afirmação? "Só a luta dá sentido à vida. O triunfo ou a derrota estão nas mãos dos deuses. Festejemos a luta!".

Nenhum comentário: