quinta-feira, 31 de julho de 2014

O que é a Copa do Mundo de Futebol?

Considerando que o significado de determinada coisa depende do ponto de vista do qual se olhe e, muitas vezes, da conveniência de quem olha, esta postagem apresenta o significado da Copa do Mundo de Futebol a partir de alguns pontos de vista. O que é uma Copa do Mundo de Futebol?
Para os integrantes da entidade organizadora da Copa (que, segundo Andrew Jennings, repórter investigativo escocês, se comparada à Máfia é considerada amadora), a Copa é um rentabilíssimo negócio capaz de lhes proporcionar lucros astronômicos. Como disse Tostão, em 5.6.2011, na Folha de S.Paulo, "O futebol, e não só a Fifa, é hoje um grande balcão de negócios. Compra-se e vende-se de tudo, até a alma."
Para as corporações que patrocinam a entidade organizadora da Copa é uma oportunidade fantástica para exibirem seus logos de forma avassaladora e obterem lucros astronômicos com a venda de seus produtos. Vocês perceberam que a finalidade principal das entrevistas oficiais exigidas pela Fifa a cada seleção é exibir o logo das corporações patrocinadoras. Nas entrevistas realizadas em auditórios, além do painel composto pelos logos que serve de fundo, ainda havia um pequeno monitor onde os logos eram mostrados sequencialmente e garrafas de alguns produtos. Ambos bem em frente ao entrevistado, tornando impossível não vê-los.
Para as confederações dos países que participam da Copa é uma excelente oportunidade de receber uma significativa grana pela participação. Para as mais pobres existe ainda a possibilidade de ganhar mais algum dinheiro pela venda de votos em futuras eleições.
Para as empreiteiras encarregadas da construção das arenas onde os gladiadores, digo, os jogadores se enfrentam, é uma oportunidade excepcional para ganhos astronômicos. E aproveitando esta postagem para um momento cultural, segue o significado original de arena. Espaço coberto de areia, no centro dos antigos circos romanos, onde combatiam os gladiadores e feras. O nome arena, que em latim significa areia, derivou da prática de espalhar areia no piso, para absorver o sangue. Trocar o nome de estádio para arena é algo que já aconteceu, e, em conformidade com a crescente violência que se vê (dentro e fora de campo), no meu entender, a próxima troca será a da grama pela areia.
O futebol mudou muito. Quando era menos profissional (a quantidade de dinheiro que movimentava era menor), os jogadores não eram tão fortes e a habilidade era mais importante que a força física. Menos fortes os jogadores apresentavam, digamos, a leveza dos bailarinos. Hoje, extremamente fortes, eles apresentam a sutileza dos gladiadores. O fato de serem demasiadamente fortes leva os jogadores a não só não evitarem choques absolutamente desnecessários como também abusarem da rispidez com que participam dos choques inevitáveis. Por motivo de contusão, quase sessenta jogadores deixaram de participar da recente versão da Copa do Mundo. Sendo assim, creio que não haja dúvida alguma de que arena seja a denominação mais adequada para o lugar onde ocorrem os jogos de futebol.
Para a rede hoteleira, o comércio e os meios de transporte do país onde acontece a Copa é uma oportunidade para a obtenção de lucros não habituais. Para empresas de aviação civil transportando aficionados do futebol também.
Para os empresários de jogadores, a Copa é a maior vitrine para exposição de suas valiosas mercadorias. Sim, mercadorias, pois em um mundo transformado em um imenso mercado, tudo e todos são tratados (e até mesmo tratam a si próprios) como mercadoria. Transcorridos apenas dezoito dias do término da Copa, um número significativo de jogadores já trocou de clube e até o último dia de agosto (data em que é encerrado o período de transferências) esse número aumentará expressivamente.
Para os jogadores que atuam em grandes ligas futebolísticas é um extraordinário palco para exibirem-se com a intenção de despertar a atenção de algum clube maior do que aquele pelo qual atuam. Para os que atuam em ligas menores é uma oportunidade rara para tentar a transferência para uma das grandes ligas.
Vocês perceberam que de todos os pontos de vista apresentados acima o que se enxerga são lucros financeiros? Será que existem outros de onde enxerga-se algo diferente? Sim, existem, e alguns deles são apresentados abaixo. Mas antes de apresentá-los, relembremos qual é a pergunta que intitula esta postagem. O que é a Copa do Mundo de Futebol?
Para indivíduos que compraram a ideia da alegria artificial vendida nesta esta sociedade que adota o entretenimento como entorpecente para males causados por ela própria, a Copa é um evento que a cada quatro anos, oferece um alívio temporário dos seus problemas, um mês de imersão na euforia. É impressionante a quantidade de pessoas que, mesmo sem gostar de futebol, entram, facilmente, no estado de euforia gerado pela realização de uma Copa do Mundo de Futebol. O parágrafo a seguir foi extraído de uma reportagem de Mariliz Pereira Jorge, publicada na edição de 12 de julho de 2014 da Folha de S.Paulo.
"Mais do que ver o Brasil ganhar, o que eu queria nesta Copa era me divertir. E não só eu. Fui ao Maracanã duas vezes. Não me perguntem os resultados, porque dos jogos lembro muito pouco. Mas não me esqueço de detalhes da festa na arquibancada. (...) Não me esqueço da bagunça e de que fiquei sem voz. Não de torcer por um ou por outro, mas de celebrar com todo mundo, o que é muito melhor do que qualquer jogo."
Ouvi de um amigo uma história bastante semelhante. Ele não esteve no Maracanã, e sim no famoso Alzirão.
Para profissionais cujas atividades restringem-se a execução de tarefas desagradáveis que não gostariam de realizar, e que só o fazem em troca do salário necessário (embora muitas vezes insuficiente) para o pagamento das dívidas contraídas com a aquisição da infinidade de necessidades produzidas por esta sociedade da insatisfação perene, a Copa do Mundo é algo bastante semelhante ao que foi dito nos dois primeiros parágrafos dos três imediatamente acima.
Para o enorme contingente de indivíduos nascidos neste País e cuja vida é desprovida de expectativas auspiciosas, a Copa é a oportunidade de, ao torcer pela sua (sic) seleção, sentir a sensação de ganhar alguma coisa na vida. Vejam o que disse um torcedor, com uma criança ao colo, ao ser entrevistado na entrada do estádio, digo, arena, antes do jogo Brasil x Holanda (o seguinte ao 7 a 1 diante da Alemanha): "A nossa alegria maior é torcer pra seleção canarinho." Ser essa a alegria maior é entristecedor, não?
Para Clóvis Rossi, colunista da Folha de S.Paulo, conforme dito na edição de 12.07.2014 do referido jornal, o futebol é um espetáculo – belo espetáculo, aliás – e não uma expressão da honra da pátria.
Para Tostão, titular da seleção que conquistou o terceiro título mundial e também colunista em alguns jornais, a Copa é algo parecido. Segundo disse, em 04.07.2010, no Jornal do Brasil, a Copa é uma disputa esportiva e não uma luta pela soberania nacional. E o disse no mesmo artigo citado no início do parágrafo e como questionamento ao que (em sua opinião) é a Copa para o torcedor brasileiro. "Para o torcedor brasileiro, além da emoção e do prazer de assistir a um Mundial, é uma catarse dos impulsos reprimidos e uma exacerbação de sentimentos ufanistas e nacionalistas."
Para quem atua no teatro corporativo, e tem consciência de que mundo corporativo e futebol têm muito a ver, a Copa é uma verdadeira fonte de lições a serem aplicadas em suas atividades. Afinal, tanto no futebol quanto no teatro corporativo, sucesso ou fracasso têm tudo a ver com a capacidade de saber trabalhar em e com equipes. Sendo assim, o 7 a 1 diante da Alemanha tem muito o que ensinar, e é a partir de considerações sobre tal resultado e analogias com o teatro corporativo que eu elaboraria a próxima postagem. Por que não será essa a próxima? Porque optei por espalhar antes um texto de Rosely Sayão publicado recentemente na Folha de S.Paulo. Um texto que, no meu entender, merece ser publicado antes do dia 10 de agosto. A postagem focalizando o 7 a 1 e o mundo corporativo pode esperar durante alguns dias.
O que vocês acham dos pontos de vista apresentados nesta postagem? Existem outros que vocês desejem acrescentar?

Nenhum comentário: