domingo, 8 de dezembro de 2013

Lembrando outro famoso integrante do time dos sonhadores

Quem aprecia algum tipo de esporte profissional coletivo (futebol, basquetebol, voleibol etc.) já deve ter ouvido falar em times dos sonhos. O que é um time dos sonhos? É uma equipe que consegue reunir, de forma harmoniosa e sinérgica, alguns dos mais extraordinários jogadores de uma determinada época. Mas em time dos sonhadores não creio que muitos já tenham ouvido falar. O que é o time dos sonhadores? É o conjunto dos indivíduos que sonharam e / ou sonham ser possível transformar este planeta em um lugar onde todos possam, finalmente, conseguir viver em harmonia, ou seja, em que todos consigam, finalmente, conviver em paz.
Em um blog cujas postagens, geralmente, não são premeditadas, mas, na maioria das vezes, têm alguma coisa a ver com a (s) anterior (es), a publicação de uma que fala sobre o autor de um discurso que se tornou famoso e recebeu o título "I have a dream", inspirou esta intitulada Lembrando outro famoso integrante do time dos sonhadores. A anterior foi publicada três meses e alguns dias após serem completados 50 anos do proferimento do famoso discurso; esta é publicada no dia em que são completados 33 anos da passagem, para outra dimensão, de outro integrante do time dos sonhadores.
O primeiro sonhador foi assassinado com 39 anos; o segundo com 40. O primeiro tinha um sonho de algum dia vivenciar descendentes de classes sociais, que até então eram inimigas, sentarem junto à mesa da fraternidade e crianças negras e brancas caminharem de mãos dadas, como irmãs e irmãos; o segundo imaginava uma irmandade dos homens onde todas as pessoas compartilhassem todo o mundo. Entre o legado do primeiro, há um famoso discurso intitulado "I have a dream"; entre o do segundo, há uma famosa canção intitulada Imagine.
Uma canção que me faz lembrar as belíssimas palavras daquele sonhador que passou por este planeta há quase 400 anos. "Quando se sonha sozinho, é apenas um sonho.... Quando sonhamos juntos, é o começo da realidade", diz Miguel de Cervantes. "Você pode dizer que eu sou um sonhador, mas eu não sou o único. Eu espero que um dia você se junte a nós, e o mundo será como um só.", diz John Lennon, em sua belíssima canção cuja tradução é apresentada a seguir.
"Imagine não existir paraíso / é fácil se você tentar / nenhum inferno abaixo de nós / acima de nós apenas o céu / Imagine todas as pessoas vivendo para o hoje.
Imagine não existir países / não é difícil de fazer / nada pelo que matar ou morrer / e nenhuma religião também / Imagine todas as pessoas vivendo a vida em paz.
Você pode dizer que eu sou um sonhador /mas eu não sou o único / Eu espero que um dia você se junte a nós / e o mundo será como um só.
Imagine não existir posses / eu me surpreendo se você pode / nenhuma necessidade de ganância ou de fome / uma irmandade dos homens / Imagine todas as pessoas compartilhando todo o mundo.
Você pode achar que eu sou um sonhador /mas eu não sou o único / Eu espero que um dia você se junte a nós / e o mundo viverá como um só."
Em um blog cuja intenção é "espalhar ideias que ajudem a interpretar a vida e provoquem ações para torná-la cada vez melhor", creio que espalhar neste dia a lembrança desse famoso integrante do time dos sonhadores é manter viva sua "esperança de que um dia você se junte a nós e o mundo passe a viver como um só".
Com o título Lembrando outro famoso integrante do time dos sonhadores, esta postagem citou, até aqui, três integrantes de tal time. Time ao qual pertence também o extraordinário ser que recentemente partiu para uma dimensão fora do nosso limitado alcance visual. "Tudo parece impossível até que seja feito.", diz Nelson Mandela. E o diz com conhecimento de causa, não é mesmo? Foi ao sonhar junto com Mandela que os sul-africanos começaram a realidade e melhoraram a convivência entre brancos e negros. Sim, "tudo é parece impossível até que seja feito". Portanto, por mais que algo nos pareça apenas um sonho, o que precisamos é acreditar que qualquer coisa que desejemos pode se tornar realidade, desde que nos disponhamos a contribuir para que tal aconteça. Ou seja, Depende de nós, como afirma Ivan Lins. Será este, mais um sonhador?
Para encerrar esta postagem, segue um endereço (http://www.youtube.com/watch?v=YqkptsTshuQ) onde vocês poderão ouvir Imagine, pois quanto mais ela for ouvida, por uma maior quantidade de pessoas, maior se tornará a chance de a tal da espécie inteligente do Universo, finalmente, conseguir viver em paz. Chance de conseguir viver em paz! Chance e paz, duas palavras presentes no título de outra canção do sonhador John Lennon: – Give peace a chance (Dê uma chance à paz). Sobre Imagine, há, no You Tube, vários endereços onde se pode ouvi-la e a minha escolha pelo sugerido acima considerou uma recomendação nele existente: "Reserve um momento para prestar atenção nesta música." E também uma mensagem apresentada após o final da música.
"Você pode dizer que eu sou um sonhador, mas eu não sou o único. Eu espero que um dia você se junte a nós, e o mundo será como um só.". Aqueles que não sabiam ou não lembravam quem é o autor de tais palavras, após esta postagem já o sabem, não é mesmo? Sendo assim, creio que o que nos resta é nos juntarmos ao time dos sonhadores para que um dia este mundo venha a ser como um só.

Nenhum comentário: