quarta-feira, 6 de novembro de 2013

60 anos da Petrobras - uma correção

A postagem anterior recebeu um comentário no blog e dois enviados por e-mail. Todos eles feitos por ex-colegas de trabalho e eternos amigos. O do blog diz que foi bom eu relembrar aqueles fatos ocorridos em 2000, pois muita gente que não trabalha na Petrobras não se lembra e nem se dá conta disso. Dos dois enviados por e-mail, um elogia a forma que uso para escrever, a escolha dos assuntos e classifica o texto como perfeito. Mas foi o outro que me levou a redigir esta postagem, e é por esse motivo que o reproduzo na íntegra:
"Guedes,
você me desculpe, mas a frase "... e 18 dias depois ela entregou ao capital estrangeiro 60% do maior campo petrolífero descoberto no planeta nos últimos 20 anos." está incorreta, pois pela modalidade de partilha, 41,6 % do óleo produzido ficará com o Estado brasileiro. O que ficou com empresas estrangeiras foi 60 % do restante.
Além dos 15 bilhões de luvas, que equivalem, se usarmos o preço do barril praticado na capitalização via cessão onerosa, a cerca de 1 bilhão de barris. Ou seja, um bilhão de barris foram pagos adiantados ..."
"Se alguém me convencer de que estou errado, prazerosamente me corrigirei, pois procuro a verdade, que nunca prejudicou o homem." Por concordar com essa frase, atribuída ao imperador Marco Aurélio, parece-me óbvio que eu nada tenho a desculpar em um comentário que corrige um erro meu. Segundo tal correção, o percentual do campo de Libra entregue ao capital estrangeiro é bem menor do que aquele citado por mim, o que parece deixar o meu amigo satisfeito, mas não a mim, e eu explico.
Saber que o percentual do campo de Libra entregue ao capital estrangeiro é menor do que aquele citado por mim, me fez lembrar uma piada contada por Jurandyr Czaczkes, (um antigo compositor, músico e humorista brasileiro, mais conhecido como Juca Chaves) em um de seus shows, e que é, mais ou menos, assim:
"Durante uma viagem de avião, um homem vira-se para a atraente mulher que viaja a seu lado e lhe faz a seguinte pergunta:
- Por um milhão de dólares, você faria amor comigo?
Animada com a proposta, ela responde:
- Bem! Por um milhão de dólares!
Diante de tal reação, o homem faz a segunda pergunta:
- E por cem reais?
Então, demonstrando indignação, ela responde:
- Você está pensando que eu sou uma prostituta?
Ao que ele responde:
- Isso já ficou definido na resposta à primeira pergunta. Agora, nós estamos apenas discutindo o preço."
Mas o que tem essa piada a ver com o assunto envolvendo os dois percentuais? É que tanto na piada quanto no assunto dos dois percentuais, o fato de ser possível um acordo com base em valores tão disparatados (em uma comparação entre eles) não impede que as respectivas transações deixem de ser o que são. Vender o corpo é prostituição, independentemente do valor que seja pago; entregar exploração de petróleo ao capital estrangeiro é venda de soberania, independentemente do percentual que seja entregue.
Há quase um século, Woodrow Wilson (presidente dos EUA de 1913 a 1921) disse: "A nação que possui petróleo em seu subsolo e o entrega a outro país para explorar, não zela pelo seu futuro."
Há quase um mês, Maria das Graças Foster (atual presidente da Petrobras) disse: "Petróleo é energia e energia é soberania, por isso motiva o interesse mundial, sem dúvida."
Neste momento, eu (que nunca fui presidente do que quer que seja), fundamentado no que foi dito pelos dois presidentes citados acima, digo: a principal utilidade de conhecer o percentual correto de petróleo a ser entregue para exploração por outro país, que tende a aumentar nos próximos leilões, devido ao possível acréscimo de vantagens oferecidas com a finalidade de atrair mais lances (no mais recente houve apenas um), é proporcionar uma melhor estimativa de em quanto tempo, por meio de entregas parciais, a soberania e o futuro do País serão, definitivamente, entregues.
Corrigir o erro da postagem anterior não foi algo difícil; difícil será corrigir as desgraças oriundas da entrega das riquezas deste País ao capital estrangeiro. "Um país é possuído e dominado pelo capital que nele se tenha investido.", é mais uma conhecida afirmação de Woodrow Wilson.

Nenhum comentário: