quarta-feira, 30 de outubro de 2013

60 anos da Petrobras

Após ter participado de 35 anos e 9 meses dos, até então, 57 anos da Petrobras, em outubro de 2010, aposentei-me das atividades que desenvolvia naquela importantíssima companhia. Por entender que aposentadoria significa afastar-se das atividades que se desempenhava, mas não de ex-colegas de trabalho que, por serem especiais, tornam-se eternos amigos, desde aquela época mantenho a saudável prática de participar de almoços de confraternização com os amigos que deixei na empresa.
Sendo assim, no dia 3 de outubro deste ano, dirigi-me ao Edifício Sede da Petrobras (EDISE), local marcado para o encontro com os amigos com quem almoçaria ainda como comemoração do meu aniversário que ocorrera em setembro. Foi então que, à medida que me aproximava do EDISE, passei a ver uma quantidade crescente de pessoas trajando uma camisa alusiva aos 60 anos da Petrobras, e, imediatamente, me veio à cabeça o seguinte pensamento: Será que eles não entendem que "vestir a camisa" é uma expressão que simboliza o empenho por uma causa e não algo a se fazer literalmente. Sim, o que aquelas pessoas estavam fazendo era, literalmente, vestir uma camisa que lhes fora ofertada por indivíduos que, na condição de dirigentes da empresa, por mais incrível que pareça, agem segundo comportamentos que em nada demonstram que eles "vestem a camisa" da empresa que dirigem.
Pelo que eu disse no primeiro parágrafo, creio que seja fácil perceber que participei dos 30, dos 40 e dos 50 anos da Petrobras, mas em nenhuma das três datas recebi uma camisa para vestir, embora na época das duas primeiras (em 1983 e em 1993) ainda existisse, por parte de funcionários e de dirigentes, um forte sentimento de que o destino da Petrobras estava diretamente ligado à garra com que eles "vestissem a camisa" da companhia e atuassem em prol do desenvolvimento daquela empresa que fora criada com a intenção de prover a energia imprescindível ao desenvolvimento do País e a preservação de sua soberania. Mas a partir de meados dos anos 1990, as coisas começaram a mudar, e eu explico.
A partir do momento em que leiloeiros passaram a governar (sic) este País, toda e qualquer riqueza com a qual ele tenha sido aquinhoado pela natureza passou a ser vendida ao capital estrangeiro sob a forma de leilão das empresas responsáveis pelo uso de tais riquezas em prol do desenvolvimento deste País e do bem-estar de seu povo. E foi em conformidade com esse lesivo processo que, por não ter conseguido leiloar a Petrobras (devido a manifestações provocadas pelos mais conscientes), em 2000, quando a empresa tinha 47 anos, durante o segundo mandato de um presidente identificado por uma sigla, o governo tentou alterar o nome da empresa para Petrobrax, sob o argumento de adequá-lo ao mercado internacional. Afinal, quem deseja vender algo precisa adequá-lo ao mercado não é mesmo? Algumas manifestações contrárias ocorreram e tal alteração não teve êxito, mas mesmo assim, ainda naquele ano, aquele governo que comprara um segundo mandato começaria a vender a Petrobras usando o método Jack (vamos por partes).
Com a bandeira do Brasil e um banner da Petrobras, na fachada da Bolsa de Valores de Nova Iorque, por ocasião da cerimônia de início da oferta das ações, em 24 de setembro de 2000, a Petrobras realizou a maior oferta de ações já ocorrida no mundo. Oferta feita também na BM&F Bovespa.
Ou seja, desde o ano 2000 (quando estava com 47 anos), a Petrobras não é mais uma empresa totalmente nacional, mas uma empresa que pertence, em mais de 40%, a capitais privados nacionais e estrangeiros, que irão lucrar, e muito, com o petróleo que embora esteja localizado neste País, a ele pertence cada vez menos, pois a entrega do petróleo brasileiro, que começara em 2000 por meio da maior oferta de ações já ocorrida no mundo, hoje prossegue por meio de leilões de campos petrolíferos. Portanto, de uma empresa cuja nobre finalidade era prover a energia imprescindível ao desenvolvimento do País, a Petrobras tornou-se apenas mais uma empresa cuja finalidade é proporcionar lucro cada vez maior aos seus acionistas. Acionistas que em defesa de seus mesquinhos interesses propagam a criminosa ideia de que algo que sendo energia significa soberania não passa de uma simples commodity.
E ao falar da maior oferta de ações já ocorrida no mundo, eu volto a lembrar de uma afirmação de Woodrow Wilson, um antigo presidente norte-americano:
"Ouve-se falar de concessões feitas pela América Latina ao capital estrangeiro, mas não de concessões feitas pelos Estados Unidos ao capital de outros países. É que nós não fazemos concessões. Um país é possuído e dominado pelo capital que nele se tenha investido."
Portanto, no meu entender, desde os seus 47 anos, a camisa da Petrobras tornou-se algo semelhante às camisas de clubes de futebol. Ou seja, uma camisa usada para atrair empresas interessadas em explorar as vantagens de associar-se a ela (Petrobras) e vestida por profissionais que (em sua maioria) diante de uma proposta financeira que lhes seja vantajosa trocam-na por outra, sem a menor demonstração de amor à camisa, nem o menor pudor. Acredito que ainda existem, e sempre existirão, indivíduos decentes que contrariam e continuarão contrariando tudo o que foi dito até aqui, mas, infelizmente, o grupo formado por esses decresce a cada dia.
Em 24 de setembro de 2000, conforme citado acima, quando estava com 47 anos, a Petrobras entregou mais de 40% das ações a capitais privados nacionais e estrangeiros. Em 3 de outubro de 2013, a Petrobras completou 60 anos, e 18 dias depois ela entregou ao capital estrangeiro 60% do maior campo petrolífero descoberto no planeta nos últimos 20 anos. Algum de vocês arrisca-se a dizer qual será o percentual entregue pela Petrobras quando completar 100 anos? Aliás, será que a Petrobras chegará aos 100 anos? Diante do que foi dito acima, creio que não e encerro esta postagem lhes deixando algumas questões:
Será que faz sentido comemorar os 60 anos da Petrobras? Será que, embora o nome não tenha sido alterado, hoje, a empresa não está mais para Petrobrax do que Petrobras? Ou seja, será que em vez de 60 anos da Petrobras, 03 de outubro de 2013 não representa 13 anos da Petrobrax? Será que em 2023 assistiremos à encenação de "vestir camisas" alusivas aos 70 anos da Petrobras? A quantidade de "Será?"! me faz lembrar uma antiga música da Legião Urbana da qual selecionei três passagens:
Será só imaginação? Será que nada vai acontecer? Será que vamos ter que responder pelos erros a mais, eu e você? Não, não creio que seja só imaginação, nem que nada vá acontecer. Creio sim que sempre teremos que responder pelos erros. E neste caso um dos erros é não acreditar em mais uma das afirmações de Woodrow Wilson:
"A nação que possui petróleo em seu subsolo e o entrega a outro país para explorar, não zela pelo seu futuro."
Será que Woodrow Wilson era um tolo? Ou será que os tolos somos nós?

Um comentário:

Nutricionista Lucimila do Nascimento disse...

Poxa, foi bom você relembrar esses fatos que ocorreram em 2000, muita gente que não trabalha na Petrobras não se lembra e nem se dá conta disso.