quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Leiloeiros de soberania

Após um evento realizado no Congresso, no dia 7 de outubro, em homenagem aos 60 anos da Petrobras, indagada sobre a espionagem norte-americana da qual a Petrobras foi vítima, a presidente da companhia, Maria das Graças Foster, respondeu assim:
"Petróleo é energia e energia é soberania, por isso motiva o interesse mundial, sem dúvida. As reservas que temos são expressivas, comparadas às reservas internacionais, e é fato inequívoco que estamos produzindo o pré-sal. Mas independentemente de espionagem ou não, a própria capacidade do Brasil motiva o interesse mundial."
Ouvi tal declaração no final do Jornal Nacional e considerando que a interatividade com a TV restringe-se a coisas fúteis como o envio de mensagens e de imagens durante transmissões de jogos de futebol e a votação para eliminar participantes de reality shows, o que me restou foi engolir minha indignação perante uma declaração desprovida de qualquer lógica. Afinal, se petróleo é energia e energia é soberania, no meu entender, leiloar petróleo significa leiloar soberania. E no de vocês? Para ajudá-los a refletir antes de responder, seguem duas declarações que podem lhes ser úteis.
"Ouve-se falar de concessões feitas pela América Latina ao capital estrangeiro, mas não de concessões feitas pelos Estados Unidos ao capital de outros países. É que nós não fazemos concessões. Um país é possuído e dominado pelo capital que nele se tenha investido."
Para aqueles que não sabem quem é o autor de tais palavras aqui vai o seu nome: Thomas Woodrow Wilson (28.12.1856 – 3.02.1924), eleito presidente dos Estados Unidos por duas vezes seguidas, ficando no cargo de 4.03.1913 a 4.03.1921. Foi membro do Partido Democrata, tendo também sido reitor da Universidade de Princeton e laureado com o Nobel da Paz em 1919. E como um presidente consciente da responsabilidade de zelar pelos bens com os quais a natureza aquinhoara o país que ele, temporariamente, governava, ele disse mais:
"A nação que possui petróleo em seu subsolo e o entrega a outro país para explorar, não zela pelo seu futuro."
Nossa! Quão deplorável é uma comparação entre a atitude de Woodrow Wilson e a dos governantes deste país! É Guedes, mas Woodrow Wilson foi presidente há quase um século e em um contexto diferente do de hoje, poderá alguém argumentar. Sim, hoje o contexto é outro e é, exatamente, neste que as palavras de Woodrow Wilson fazem ainda mais sentido. Mais sentido para aqueles países dos quais os Estados Unidos (devido ao consumo de suas reservas próprias) passaram a depender cada vez mais para manter seu extravagante american way of life. Um século se passou, nos Estados Unidos o petróleo quase esgotou e a solução encontrada por aquele país foi apoderar-se do petróleo encontrado em outros países. E para isso os Estados Unidos dispõem de dois modos de ação.
Nos países cujos governantes, a exemplo de Woodrow Wilson, zelam pelo futuro de seu país eles forjam pretextos e fomentam guerras das quais se aproveitam para invadi-los e apoderarem-se de seu petróleo. Naqueles cujos governantes nada mais são do que corretores e / ou leiloeiros, - pois vendem bens que não lhes pertencem e recebem comissões pelas vendas, - o modo de ação é menos sangrento, embora não menos lesivo ao futuro da nação.
Nosso (sic) país, como é facílimo perceber, enquadra-se no segundo modo. E dentro da programação de entrega pacífica de toda e qualquer riqueza deste país ao capital estrangeiro, a "bola da vez" é o campo petrolífero de Libra (o maior campo descoberto no planeta nos últimos 20 anos), cujo leilão está marcado para o próximo dia 21. Libra! Que nome sugestivo para registrar mais uma iniquidade dos leiloeiros de soberania que, só mesmo por ironia, são intitulados governantes deste país. Intuído a realizar uma rápida pesquisa astrológica / mitológica que pudesse ilustrar esta postagem, vejam o que encontrei:
Libra ou Balança é o sétimo signo astrológico do zodíaco, situado entre Virgem e Escorpião e associado à constelação de Libra. Libra é representado pelo mito de Astréia, filha de Júpiter e Têmis. Irmã de Pudor. Viveu entre os homens na Idade do Ouro. Espalhou entre eles sentimentos de justiça e virtude. Ao decepcionar-se com a crescente iniquidade dos homens, quando a humanidade se perverteu, Astréia e sua irmã retiraram-se do convívio dos mortais.
Impressionante, não? O resultado da pesquisa tem tudo a ver com o covarde ato a ser perpetrado contra a população no próximo dia 21. Dia em que, mais uma vez, alguns leiloeiros de soberania aparecerão no Jornal Nacional orgulhosos de sua capacidade para entregar a outro país a exploração de algo fundamental para o futuro do país onde, lamentavelmente, eles nasceram. Leiloeiros que imaginam que todos neste país sejam completamente idiotas e incapazes de perceber que se petróleo é energia e energia é soberania, leiloar petróleo significa leiloar soberania. Leiloeiros de soberania que, pela sua lógica entreguista, devem considerar que Woodrow Wilson era um tremendo idiota.

Nenhum comentário: