terça-feira, 18 de junho de 2013

Os vampiros dos jovens (II)

Continuação de quinta-feira
Adultos imaturos estão preocupados, apenas, com o aspecto exterior, em ter uma vida superficial e somente "divertida". São incapazes de se comprometer. Ou seja, criaram filhos imaturos, que precisarão, certamente, lutar muito para descobrir um modelo diferente e assumir uma consciência adulta.
O jovialismo é um fenômeno recente ou sempre existiu e somente agora está sendo mais observado e estudado?
Sempre houve pessoas imaturas e sempre haverá. O problema é que o jovialismo nunca esteve tão presente como nos dias de hoje, pois acaba sendo estimulado pela publicidade, o marketing e toda a tecnologia dedicada a fomentá-lo. Por outro lado, o jovialismo funciona a muitos interesses políticos e econômicos, pois as pessoas imaturas são mais fáceis de ser manipuladas, carecem de pensamento próprio e autonomia. Além disso, parece que não são livres, porque não desenvolveram sua capacidade de escolher de forma responsável e levar à frente suas decisões.
O jovialismo funciona a muitos interesses políticos e econômicos, pois as pessoas imaturas são mais fáceis de ser manipuladas, carecem de pensamento próprio e autonomia. Além disso, parece que não são livres, porque não desenvolveram sua capacidade de escolher de forma responsável
Quais as razões e implicações sociais que essa característica traz?
As pessoas imaturas, obviamente, não dão bons exemplos a seus filhos e não deixam referências adultas que os ajudem a incorporar-se à vida e ao mundo, pois violam as regras de convivência quando dirigem seus carros em velocidade maior do que a permitida e ocasionam tragédias, não respeitam os idosos, porque acreditam que serão sempre crianças. Vivenciam a infidelidade dentro do casamento como uma simples travessura, não assumem as consequências de seus atos, correm riscos inúteis (na rua, no esporte, em diferentes setores), buscam demonstrar uma valentia inútil, desnecessária e estúpida. Além disso, se negam a aceitar a passagem do tempo, tanto nas roupas que usam como no que fazem com seus corpos. Terminam adotando atitudes e comportamentos patéticos, porque o tempo sempre ganha e o melhor que podemos fazer em relação a ele é acompanhá-lo e amadurecer. Os adultos imaturos impedem a harmonia da sociedade, dificultam a vida das pessoas que querem viver e conviver de uma maneira adulta, prejudicam suas famílias e interferem nos projetos de quem os rodeia. Em síntese, vivem como eternos adolescentes. No entanto, todas as formas de comportamento em que no adolescente são normais (falta de projetos existenciais, mudança de ânimo permanente, transgressões, falta de cuidado com o que está a sua volta, questionamentos às regras) fazem parte do crescimento. Nesses adultos é anormal e negativo, para eles e para quem está a sua volta. Gostaria de deixar claro que existem adultos imaturos em todos os setores da vida: na política, no esporte, nos negócios, na família e na vida social em geral. E são muitos.
Como a sociologia explica o fenômeno e como pode interferir?
Nas respostas anteriores dei algumas pistas. Em relação a influenciar numa possível mudança, é preciso entender que não é atribuição de nenhuma ciência modificar esses comportamentos. A responsabilidade é de cada pessoa, que deve ser a dona da própria vida e responder por ela e pelo que provoca nos outros e na sociedade.
Qual o papel da internet nessa questão, com o acúmulo de informações de todos os níveis e o crescimento cada vez maior das redes sociais?
Apesar de todas as vantagens, a internet e as redes sociais contribuem para que se crie a ilusão de um mundo ideal, sem problemas, que não demanda grandes esforços, que tudo é possível, bastando se conectar. Entretanto, se conectar e se comunicar não são o mesmo. O formato das redes sociais é muito diletante, não requer compromissos, é superficial e leviano. A comunicação é o oposto, pois requer presença, compromisso, maturidade, exige que a pessoa encare o mundo, correndo os riscos do encontro e do desencontro. Para as pessoas maduras a internet pode ser uma importante ferramenta. Para as imaturas, se converte em um mundo em que se refugiam para escapar do mundo real, de seus compromissos, perigos e exigências.
Este fenômeno é uma tendência mundial ou depende da cultura de cada país?
Há uma tendência mundial à imaturidade, em parte usando a desculpa de que a vida se alongou e, em consequência, a adolescência também se alongou. Mas isso não é verdade. Ao se alongar, a vida incluiu a possibilidade de as pessoas atingirem idade mais elevada, e, com isso, a possibilidade de uma velhice ativa e produtiva. A adolescência e a infância demoram o mesmo de sempre, pois são etapas de transição, necessárias para o amadurecimento cognitivo, intelectual e físico. A gravidez continua durando nove meses e todas as outras etapas duram sempre o que duraram. A novidade é a velhice. De todas as formas, este fenômeno mundial é mais dramático em algumas sociedades do que em outras. Há sociedades que favorecem o amadurecimento das pessoas (são aquelas nas quais existem justiça social, uma democracia que funciona plenamente e instituições que cumprem suas funções). Outras favorecem a imaturidade, porque convém aos interesses de seus governos.
Há sociedades que favorecem o amadurecimento das pessoas (são aquelas nas quais existem justiça social, uma democracia que funciona plenamente e instituições que cumprem suas funções). Outras favorecem a imaturidade, porque convém aos interesses de seus governos
Como a América Latina e o Brasil, especificamente, se colocam nesse cenário?
Na América Latina proliferam os regimes que mantêm seus habitantes em situações de indigência econômica e intelectual, com o objetivo de manipular as pessoas com políticas clientelistas. Venezuela, Equador, Bolívia, Nicarágua, o restante da América Central (exceto a Costa Rica), em boa medida o atual governo argentino, todos são claros exemplos disso. Quando um governo luta, seriamente, contra a corrupção, como ocorre com Dilma Rousseff no Brasil, ajuda a amadurecer a sociedade.
Termina na próxima sexta-feira

Nenhum comentário: