quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Mensagem de início de ano - 2013

O hábito de andar em sentido contrário ao da maioria fez com que eu trocasse as mensagens de final de ano pelas de início de ano; o de ajustar o que eu julgue que ainda não esteja bom fez com eu passasse a enviá-las apenas após a chegada efetiva do novo ano, e não na “virada” de dezembro para janeiro. Portanto, considerando que na prática, neste país, o ano só começa na segunda-feira após o Carnaval, segue a minha Mensagem de início de ano – 2013.
Enviar tal tipo de mensagem neste período oferece várias vantagens e uma delas é aproveitar ideias presentes nas mensagens recebidas naquele período em que a maioria envia as suas. Justificando a minha condição de espalhador de ideias, já aproveitei textos de vários amigos e neste ano quem participa da minha mensagem é o ex-colega de trabalho e eterno amigo Reinaldo Luz. Um e-mail enviado por ele, no antepenúltimo dia de 2012, inspirou a postagem Mensagem Pós-réveillon e agora contribui de forma marcante para esta. O referido e-mail apresenta uma foto por ele tirada para registrar o amanhecer do dia 29 de dezembro. Foto que eu imagino tenha lhe servido de inspiração para escrever o belo texto que eu (autorizado por ele) transcrevo abaixo.
Simplicidade
Um dia, alguém combinou que um mês duraria trinta dias, doze meses, um ano . . . Mas o que vale mesmo é que "um dia" é composto pela luz da noite e pela luz do dia. Isso ninguém pode questionar.
Assim, não precisaríamos esperar a conclusão de "doze meses" para desejarmos coisas boas uns para os outros, fazermos promessas para nós mesmos ou balanços de nossas vidas (que nem sempre fecham débito com crédito!). Gostoso mesmo é se fizéssemos isso a cada amanhecer.
Nessa foto, capturada por uma câmera de baixíssimo megapixel, diga-se de passagem de um blackberry, está a expressão do meu carinho e respeito por cada um de vocês, amigos de perto e de longe, amigos de profissão e de ralação, mas todos de grande consideração. Eu a registrei no silêncio da manhã de hoje, 29.12, como se um novo ano estivesse começando. Naquele momento me passou na memória, como num flash de fotografia, a imagem de todos com quem me relacionei neste "ano que se encerra".
Com esta imagem quero dizer para vocês que um novo ano começa a cada manhã. As esperanças não podem "esperar" um ano para que se renovem . . . elas devem se renovar a cada dia. Da mesma forma, dizer "muito obrigado", pedir perdão por algum erro, dar um abraço, enviar um mail ou dar um telefonema . . . E lembre-se: o dia que está aí nessa foto, nasce para todos!
Que Deus abençoe cada novo dia do seu próximo ano!
Um grande abraço,
Um dia alguém combinou que um mês duraria trinta dias, doze meses, um ano. Combinou também que um novo ano começaria no primeiro dia de um determinado mês. E desde então, ao se aproximar esse dia, as pessoas trocam mensagens nas quais desejam umas as outras um Feliz Ano Novo.
Um dia, alguém percebeu que não precisaríamos esperar a conclusão de "doze meses" para desejarmos coisas boas uns para os outros, fazermos promessas para nós mesmos ou balanços de nossas vidas (que nem sempre fecham débito com crédito!). Gostoso mesmo é se fizéssemos isso a cada amanhecer, pois um novo ano começa a cada manhã. E lembre-se: o dia que está aí nessa manhã, nasce para todos! Ou seja, cabe a todos começar um novo ano a cada amanhecer que lhe seja concedido.
Um dia, alguém percebeu que uma mensagem de início de ano não precisa ser enviada naquele período frenético da “virada” de dezembro para janeiro e passou a enviá-la em um momento que seja mais propício para reflexões. Um momento que possibilite a percepção de que após um período de fantasias o que surge é uma quarta-feira de cinzas. E esse alguém passou a aproveitar tal momento para agradecer as mensagens recebidas naquele período em que a maioria, ingenuamente, acredita que ter um feliz ano novo seja algo possível a partir de um simples passe de mágica e / ou de alguma simpatia. E com a finalidade de evitar cenas de ciúmes, organizou sua lista de agradecimentos por ordem alfabética. Eis a lista: Alexandre, Demílson, Fernando Kvieska, Flávia Targiano, Gilson Lopes, Gilson Victorino, Gleidys, Homero, Janaína, José Antônio Saraiva, Marly, Paulo Kleber, Reinaldo Luz, Roberto Zanon, Rodrigo Leão, Rodrigo Padilha, Simone, Sônia e Valmir.
Agora, resta-nos refletir sobre as iluminadas palavras do Reinaldo Luz e procurar transformar cada amanhecer que nos seja concedido no começo de um novo ano. Um ano no qual estejamos dispostos a agir no sentido de transformar em realidade aqueles desejos de coisas boas que fizemos aos outros.
Portanto, esqueçam se até aqui o ano de 2013 pouco ou nada tenha mudado em relação aos anteriores e comecem imediatamente a construir um novo ano, pois, em conformidade com o que foi dito na postagem anterior, aguardar até a próxima “virada” para só então começar um novo ano é uma clara manifestação de procrastinação irresponsável. Quando já se sabe o que deve ser feito, procrastinar é algo lamentável.
Abraços,
Guedes

Nenhum comentário: