terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Casa e Lar

"Casa é uma construção de cimento e tijolos. Lar é uma construção de valores e princípios.
Casa é o abrigo das chuvas, do calor, do frio. Lar é o abrigo do medo, da dor e da solidão.
Casa é o lugar onde as pessoas entram para dormir, usar o banheiro, comer. Onde se tem pressa para sair e retarda-se a hora de voltar. Lar é o lugar onde os membros da família anseiam por estar, onde refazem suas energias, alimentam-se de afeto e encontram o conforto do acolhimento. É onde se tem pressa de chegar e retarda-se a hora de sair.
Numa casa criam-se e alimentam-se problemas. Num lar resolvem-se problemas.
Numa casa moram pessoas que mal se cumprimentam e se suportam. Num lar vivem companheiros que, mesmo na divergência, se apóiam e nas lutas se solidarizam.
Casa é local de dissensões, conflitos, discórdia. Lar é lugar onde dissensões e conflitos, se existirem, servem para esclarecer e engrandecer.
Numa casa desdenha-se dos nossos valores. Num lar sonha-se junto.
Numa casa há azedume e destrato. Num lar sempre há lugar para a alegria.
Numa casa nascem muitas lágrimas. Num lar plantam-se sorrisos.
A casa é um nó que oprime, sufoca. O lar é um ninho que aconchega.
Se você ainda mora em uma casa, nós o (a) convidamos a transformá-la, com urgência, em um lar e que Jesus seja sempre o seu convidado especial."
O texto acima foi enviado recentemente pela amiga Júlia e na condição de alguém que mantém um blog cuja intenção é ajudar a interpretar a vida e provocar ações para torná-la cada vez melhor não faz sentido eu deixar de espalhá-lo. No meu entender, ele ajuda a explicar a miséria das relações interpessoais nesta sociedade que (numa analogia com as fases da Lua) pode ser descrita assim: minguante em fraternidade, solidariedade e compaixão; nova em comportamentos excludentes, embora fascinada pela participação em redes sociais; crescente em individualismo, egoísmo e violência; cheia de seres ignorantes da necessidade de conviver em harmonia com quem estiver ao seu redor. E um dos fatores que mais contribui para que tudo isso ocorra é nos satisfazermos em ter uma casa e não nos dispormos a atuar em prol do desenvolvimento de relações interpessoais que sejam capazes de transformá-la num lar.
O texto enviado pela Júlia é um convite à reflexão e quem aceitá-lo encontrará outras diferenças entre uma casa e um lar. Aceitei o convite e apresento abaixo algumas encontradas por mim.
Em uma casa pais, filhos e conjugues tiram a vida uns dos outros (conforme é noticiado frequentemente pela mídia), pois vivem, unicamente, em função de seus mesquinhos interesses. Em um lar seres humanos entendem que existem interesses coletivos que devem prevalecer sobre seus interesses particulares. Em um lar vale aquela afirmação atribuída ao imperador Marco Aurélio: "O que não convém ao enxame não convém tampouco à abelha". Em uma casa pratica-se a competição; em um lar a colaboração.
Casa é um lugar cada vez mais cercado por grades, altos muros com cercas elétricas e sofisticados sistemas de segurança com a finalidade de "proteger" seus moradores daqueles indivíduos que nada mais são do que um subproduto de uma sociedade que não enxerga que é função dos melhores ajudar os piores, pois se estes forem deixados entregues à própria sorte o azar será de toda a sociedade. Lar é um lugar habitado por pessoas que, de alguma forma, possuem a consciência daquilo que é dito no Programa do Senhor.
A construção de uma casa pode ser terceirizada. Construir um lar é algo que só pode ser feito por seus integrantes. A construção de uma casa é facilitada pela tecnologia. A construção de um lar é por ela dificultada e explico por quê. O fascínio pela conexão em redes sociais está cada vez mais impedindo que os integrantes de uma casa interajam entre si, e sem tal interação é impossível construir um lar. Em um lar as pessoas conversam olhando nos olhos, não em uma tela.
É óbvio que precisamos de uma casa para nos abrigar das chuvas, do calor, do frio, mas não menos de um lar que nos abrigue do medo, da dor e da solidão. Quem casa quer casa, diz um antigo ditado popular, mas quem quiser continuar casado e constituir uma família que conviva em harmonia precisa querer também atuar na construção de um lar.
Um grupo de casas pode formar um bairro, um conjunto de bairros pode dar origem a uma cidade, cidades podem originar países e países compõem o mundo em que vivemos. Mas para que neste mundo existam paz e harmonia o que se precisa é de comunidades, na verdadeira acepção da palavra: qualidade ou estado do que é comum; comunhão. E para que haja comunhão é imprescindível que existam lares. Ou seja, a existência de verdadeiras comunidades só é possível se existirem lares, pois é neles que se constroem valores e princípios.
Ressaltar a importância de um lar é fundamental para melhorar a sociedade insana na qual sobrevivemos. Enviado em 17 de janeiro, o e-mail da Júlia chega num momento bastante oportuno, pois nesta época as pessoas talvez ainda estejam sob os efeitos dos tradicionais votos de Feliz Ano Novo. Mas será que faz sentido esperar por um Feliz Ano Novo em um mundo onde a transformação de casas em lares seja negligenciada? Creio que não.
Portanto, reflitam sobre o que leram nesta postagem e encontrem a sua resposta para a questão acima. Se não quiserem compartilhá-la, respondam apenas para si mesmos, mas não deixem de respondê-la. Precisamos muito tentar deixar de viver segundo aquele antigo, famoso e equivocado lema: me engana que eu gosto. Casa e Lar são coisas muito diferentes!

Nenhum comentário: