terça-feira, 24 de julho de 2012

Sedutoras palavras

"Muitos esperam belas palavras otimistas, que seduzem e iludem. Poucos são os que desejam palavras verdadeiras, que incomodam e fazem pensar.
Muitos esperam palavras de autoajuda, que prometem milagres rápidos, porém difíceis de colocar em prática. Tais palavras podem gerar ansiedade e frustração, afinal, nem sempre se consegue realizar o que propõem os textos manipuladores.
Poucos são os que querem enfrentar a vida como ela realmente é, mergulhando em sombras e labirintos, passando por entre os abismos infernais para encontrar a alma, que feliz espera os que se dão ao trabalho de alcançá-la.
Nossa jornada pelo fenômeno chamado vida nem sempre é tão fácil e calma. São inúmeros desafios e obstáculos constantes. Como disse Nietzche sabiamente: "O que não nos mata, nos fortalece."
Fugir e ignorar é o que a maioria tenta fazer. Fugimos das dores e sofrimentos na ilusão de que eles podem desaparecer como mágica. Disfarçamos as angústias colocando máscaras que não as escondem, por mais que tentemos.
Não falo aqui de dor e sofrimento como salvação, do modelo judaico-cristão. Falo da realidade que precisa ser compreendida e enfrentada. 'O mal que eu evito me faz mal', foi o que disse o grande mestre psicanalista Jung."
As palavras acima foram copiadas de um capítulo do livro A Surpreendente Arte de Amar - Toda mudança começa em você, de Rosângela Rossi. Embora tenham sido escritas em um determinado contexto, creio que as elas servem perfeitamente para explicar o motivo de quase todas as derrotas sofridas pela maioria das pessoas ao enfrentar as dificuldades surgidas na nossa jornada pelo fenômeno chamado vida.
Poucos são os que querem enfrentar a vida como ela realmente é, mergulhando em sombras e labirintos, (...) Fugir e ignorar é o que a maioria tenta fazer. Fugimos das dores e sofrimentos na ilusão de que eles podem desaparecer como mágica. Disfarçamos as angústias colocando máscaras que não as escondem, por mais que tentemos."
Poucos são os que se dispõem a aceitar a seguinte afirmação do escritor e ativista americano James Baldwin: "Nem tudo que se enfrenta pode ser modificado, mas nada pode ser modificado até que seja enfrentado". Falo da realidade que precisa ser compreendida e enfrentada. "O mal que eu evito me faz mal", foi o que disse o grande mestre psicanalista Jung. (...) Fugir e ignorar é o que a maioria tenta fazer. Fugimos das dores e sofrimentos na ilusão de que eles podem desaparecer como mágica. E vivemos na ilusão de que algumas "simpatias" feitas em passagens de ano sejam capazes de transformar para melhor a nossa vida. Ingenuidade? Não. No meu entender, insanidade e / ou estupidez.
"Muitos esperam belas palavras otimistas, que seduzem e iludem. Poucos são os que desejam palavras verdadeiras, que incomodam e fazem pensar."
É por isso que este blog que espalha ideias que incomodam e fazem pensar jamais será um recordista de visitas, mas é animador constatar que há quem continue visitando um blog cuja finalidade é ajudar a interpretar a vida e provocar ações para torná-la cada vez melhor, e que a quantidade de visitas seja crescente. Isso ajuda a manter a crença no Fenômeno do Centésimo Macaco.

Nenhum comentário: