quarta-feira, 16 de maio de 2012

Você se sente realizado?

Encerrei a postagem "O que é vencer na vida?" dizendo que comentários e respostas por e-mail poderiam até provocar postagens. Nenhum comentário foi feito, mas recebi dois e-mails contendo opiniões interessantes e um deles concluído assim: "Uma provocação: Você se sente realizado?"
Aceitei a provocação e me vi diante de uma postagem difícil de elaborar, pois costumo ver as coisas de pontos de vista diferentes dos da maioria. O que é se sentir realizado? Segundo o padrão vigente nesta sociedade, talvez seja o mesmo que vencer na vida. Reparem que a pergunta foi feita em uma resposta à postagem "O que é vencer na vida?". E vencer na vida costuma considerar apenas dois aspectos - o profissional e o financeiro -, mas, no meu entender, se sentir realizado é algo mais abrangente. É realizar pretensões que se tenha em várias dimensões da vida, dentre elas as seguintes: profissional, pessoal, material e espiritual.
Na dimensão profissional, é atuar em atividades que proporcionem satisfação em desempenhá-las e remuneração capaz de oferecer tranquilidade financeira e dignidade. Coisas cada vez mais difíceis de conciliar diante da crescente onda de desemprego.
Na dimensão pessoal, é conviver em harmonia com aqueles com quem se interage (companheiro (a), filhos, pais, subordinados, superiores hierárquicos, colegas de trabalho, pessoas que, eventualmente, cruzem o nosso caminho etc) e se tornar uma pessoa capaz de atuar de forma positiva nos ambientes que frequentar.
Na dimensão material, é ter a noção de suficiência. É aceitar a seguinte opinião apresentada no livro O que aprendi com o homem mais rico do mundo, de Alan H. Cohen. "Suficiente não é uma quantidade ou condição a ser atingida. É uma atitude que você cultiva".
Na dimensão espiritual, é entender que somos mais do que este corpo perecível, que na verdade somos um espírito, que a vida existe em outra dimensão e, portanto, precisamos aprender a lidar com essa coisa denominada morte. Não só com a morte das pessoas que nos são caras, mas também com a nossa própria.
Portanto, no meu entender, se sentir realizado é algo difícil de conseguir e creio que seja muito pequena a quantidade de pessoas que passem por esta vida se sentindo plenamente realizadas. Vejamos por quê.
Na dimensão profissional, o crescente nível de desemprego leva uma quantidade cada vez maior de pessoas a aceitar fazer qualquer coisa em troca de remunerações muitas vezes aviltantes. Na dimensão pessoal, o individualismo reinante impede a convivência em harmonia com aqueles que compartilham os ambientes que frequentamos. Na dimensão material, a velocidade com que tudo o que se produz é considerado obsoleto impede que a maioria jamais esteja satisfeita com o que tem e, consequentemente, não se sinta realizada materialmente. Na dimensão espiritual, a exagerada atenção dada ao corpo impede o descobrimento da nossa verdadeira natureza que é espiritual.
Esta postagem foi provocada por uma resposta da mais nova destinatária dos meus e-mails e ela a concluiu com "uma provocação: você se sente realizado?" Na resposta que lhe enviei, eu disse que não me sentia realizado e que usaria a postagem provocada por ela para explicar a minha resposta. E aqui surge algo interessante. Ao responder o e-mail eu ainda não tinha redigido esta postagem e ao fazê-lo apareceu a surpresa: passei a me sentir mais realizado do que imaginava, embora menos do que desejo. E esta surpresa sugere que eu lhes passe a ideia de usar a atividade de escrever para estruturar o pensamento e assim enxergar coisas que sem tal estruturação não se consegue ver.
Creio que a falta de organização do pensamento esteja entre as principais causas do mundo caótico no qual sobrevivemos. Mas como conseguir estruturar o pensamento em um mundo onde se fala durante todo o tempo, pois o importante é estar sempre falando, pouco importando aquilo que se diz? Nossa! Desviei do tema da postagem. Ou talvez não. Afinal, se soubermos enxergar os elos, tudo está ligado. Bem, voltemos ao tema para responder a pergunta que me foi feita.
Na dimensão profissional, durante 33 anos me senti realizado, pois trabalhei, efetivamente, no desenvolvimento de sistemas de informações que trouxeram satisfação não só a mim, mas também aos usuários para quem foram desenvolvidos. Infelizmente, nos três anos e nove meses que antecederam a minha aposentadoria, deixei de me sentir realizado, pois as tarefas que passei a executar eram indignas de um verdadeiro analista de sistemas. Aposentei-me em paz comigo mesmo, porém frustrado diante de coisas que eu fazia. Em um e-mail de despedida enviado aos amigos que eu deixaria na empresa usei a seguinte afirmação de Horst Tappert, ator e supervisor aposentado, pois servia perfeitamente para expressar algo que eu sentia: "Eu me perguntei se era esse o sentido da vida: levantar às cinco da manhã e chegar a casa às sete da noite apesar de o serviço não me satisfazer em nada". Portanto, na dimensão profissional me senti realizado durante 90% do tempo em que trabalhei, mas dos 10% finais, infelizmente, não posso dizer o mesmo.
Na dimensão material, me sinto realizado, pois procuro adequar os meus desejos à minha situação financeira. Resisto bem ao frenesi de ficar trocando tudo o que já tenho por um modelo mais recente e de comprar coisas que a maioria classifica como necessidades, mas que eu não vejo como tal. É por agir assim que consegui passar a me satisfazer com uma remuneração menor do que a que recebia para fazer coisas que não me satisfaziam.
Na dimensão espiritual, a ajuda de amigos que no momento mais difícil da minha vida me indicaram caminhos que eu não havia percebido fez com que eu passasse a me interessar por leituras, seminários e conversas que focalizem a natureza espiritual do ser humano. Tornei-me uma pessoa espiritualizada e que vê a passagem para outra dimensão (a popular morte) como algo bastante natural. Portanto, me sinto realizado na dimensão espiritual.
Deixei para falar por último sobre a realização na dimensão pessoal, pois a considero a mais difícil de alcançar. Até porque é a que tem o entendimento mais equivocado. O assustador grau de individualismo atingido por esta sociedade insana leva as pessoas a achar que realização pessoal seja algo individual que nada tem a ver com as demais pessoas. É um grande equívoco, pois realização pessoal consiste em deixar de ser apenas um indivíduo e tornar-se uma pessoa. E verdadeiras pessoas sabem que a vida é um trabalho em equipe e como tal requer a capacidade de conviver em harmonia com aqueles com quem interagimos. Conviver! Não, não há nada mais difícil nesta vida, e acredito que nem em outras. O problema é que aprender a conviver é imprescindível para se sentir realizado na dimensão pessoal. Bem, este é o meu ponto de vista, mas como um aprendiz da arte de conviver eu entendo que existem outros. Portanto, se sintam a vontade para comentar o que foi dito acima. Será necessário dizer que nesta dimensão eu não me sinto realizado?
Nossa! Que tema difícil! O bom é que terminar a postagem me trouxe uma sensação de realização. Agora, é esperar que a provocadora da postagem a leia, e aguardar novas provocações.

Nenhum comentário: