quarta-feira, 8 de junho de 2011

Dia Mundial do Meio Ambiente

A prática de não fazer postagens no final de semana e a conclusão de um assunto iniciado em uma postagem anterior fizeram com que apenas hoje (três dias depois) este blog focalizasse o Dia Mundial do Meio Ambiente. Porém, creio que o que escrevi esteja atrasado apenas em relação ao dia comemorativo, mas esteja em dia em relação ao que precisa ser feito para preservar o meio ambiente.

Não me agrada a ideia da preservação do meio ambiente, pois preservar o meio ambiente é necessário, mas não é suficiente; é preciso preservar o ambiente inteiro. O meio ambiente abrange apenas a natureza, da qual o homem, equivocadamente, se vê separado. É preciso juntar o meio ambiente e o homem, e preservar o ambiente inteiro. Mas o que é preservar o ambiente inteiro? É cuidar também das partes que compõem o outro meio. E quais são elas? O ambiente familiar (onde nascemos e começamos a nos preparar para a vida), o ambiente escolar (onde nos instruímos e começamos a conviver em sociedade), o ambiente social (onde nos inter-relacionamos) e o ambiente de trabalho (onde passamos a maior parte da vida). Cuidar do todo é a única maneira de preservar as partes, pois sendo interdependentes o descuido em relação a uma afetará as demais. Portanto, se quisermos preservar o meio ambiente a “melhor prática” é cuidar do ambiente inteiro.

Outra coisa que não me agrada é a ideia de dedicar a algo tão importante apenas um dia por ano. Por isso, creio que em vez do Dia Mundial do Meio Ambiente deveria existir o Ano Mundial do Ambiente Inteiro. A melhoria, do que quer que seja, é consequência de cuidados (no plural) diários e não da lembrança um dia por ano.

Diante do que foi dito acima, creio que esta postagem foi publicada a tempo. A tempo de nos fazer entender que viver em um mundo melhor depende de cada um de nós cuidar, diariamente, não só do meio ambiente, mas do ambiente inteiro.

Nenhum comentário: