quarta-feira, 20 de julho de 2016

Dia do Amigo

A iniciativa para o estabelecimento de um Dia do Amigo reconhecido internacionalmente teve como antecedente histórico a Cruzada Mundial da Amizade, uma campanha em favor da "valorização e realce da amizade entre os seres humanos, de forma a fomentar a cultura da paz". Idealizada pelo médico paraguaio Ramón Artemio Bracho, a campanha surgiu de uma sugestão feita por ele durante um jantar com um grupo de amigos em Puerto Peñasco, no Paraguai, em 20 de junho de 1958. A partir de tal campanha estabeleceu-se o dia 30 de julho como o Dia da Amizade.
Onze anos depois, após a chegada do homem à Lua, ocorrida em 20 de julho de 1969, o médico argentino Enrique Ernesto Febbraro enviou cerca de quatro mil cartas para diversos países com o intuito de instituir o dia da chegada do homem à Lua como o Dia do Amigo. Segundo Febbraro, a chegada do homem à Lua é "um feito que demonstra que se o homem unir-se com seus semelhantes, não há objetivos impossíveis".
A partir do século XXI, surgiram, em diferentes partes do mundo, várias iniciativas para a celebração de um Dia da Amizade. Nos Estados Unidos e em partes da Ásia divulgou-se o primeiro domingo de agosto como o dia da entrega de cartões e presentes entre amigos, e celebrações similares foram criadas em diferentes países da América do Sul e da Europa em diferentes datas.
Em 27 de abril de 2011, durante a sexagésima quinta sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, dentro do tratamento da "Cultura da Paz", reconhecendo-se "a pertinência e a importância da amizade como sentimento nobre e valioso na vida dos seres humanos de todo o mundo", e em concordância com a proposta original da Cruzada Mundial da Amizade, promovida em 1958, decidiu-se designar o dia 30 de julho como o Dia Internacional da Amizade. Apresentada conjuntamente por 43 países (incluindo o Brasil e quase todos os países sul-americanos), a iniciativa foi aceita unanimemente pela Assembleia Geral das Nações Unidas.
No Brasil, Uruguai e Argentina, a data mais difundida para a celebração do Dia do Amigo é 20 de julho, aniversário da chegada do homem à Lua. No Brasil há também outro dia em que é comemorado o Dia do Amigo: 18 de abril.
Os parágrafos acima foram elaborados a partir de informações da Wikipédia.
Perceberam o quão difícil é chegar a um acordo para estabelecer um dia para celebrar a amizade? Estabelecido como sendo o dia 30 de julho, onze anos depois, é sugerido que a celebração de algo na Terra ocorra no dia em que três humanos chegaram à Lua. Notaram o comportamento sui generis do Brasil em relação à celebração do Dia do Amigo? Conjuntamente com mais 42 países participou de uma iniciativa para estabelecer o dia 30 de julho, porém, demonstrando ser um país que vive no mundo da Lua, adotou o dia 20 de julho (dia da chegada do homem à Lua). E, segundo a Wikipédia, ainda existem neste país lugares em que tal dia é celebrado em 18 de abril. Baseado em que é celebrado em tal dia não tenho a menor ideia. Se alguém tiver, por favor, comunique-me, ok?
Se estabelecer um dia para celebrar a amizade já é algo difícil, o que dizer sobre a dificuldade de encontrar tempo para desenvolver a amizade? E na busca do que dizer sobre tal dificuldade, eu lembrei algo que li (pela primeira vez) há 53 anos, em um livro publicado há 73. Um livro repleto de profundos ensinamentos até hoje não assimilados pela maioria dos indivíduos da autodenominada espécie inteligente do universo. Que livro é esse? O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry (1900 – 1944). São dele as seguintes passagens.
- Só se conhece bem o que se cativa – observou a raposa. – As pessoas já não têm tempo de conhecer nada. Preferem comprar tudo pronto nas lojas. Como não existem lojas que vendem amigos, as pessoas não têm mais amigos. Se quer um amigo, trate de me cativar!
- O que significa "cativar"? – indagou o pequeno príncipe.
– Já ninguém dá importância a isso – lamentou a raposa. - "Cativar" significa criar vínculos...
- Criar vínculos?
- Exatamente – frisou a raposa. – Você, para mim, não passa de uma criança igual a milhares de outras crianças. Não preciso de você. E você também não precisa de mim. Para você, sou apenas uma raposa semelhante a milhares de outras raposas. Porém, se me cativar, sentiremos necessidade um do outro. Você será único no mundo para mim. Eu serei única no mundo para você...
- Começo a entender – murmurou o pequeno príncipe.
"Se quer um amigo, trate de me cativar!", disse a raposa. "O que significa 'cativar'?" – indagou o pequeno príncipe. "Já ninguém dá importância a isso", lamentou a raposa. "'Cativar' significa criar vínculos.", respondeu ela.
Ou seja, se quisermos ter amigos, tratemos de criar vínculos, ensina-nos a raposa. E ensina-nos lamentando-se, pois, em um livro publicado há 73 anos, segundo ela, já ninguém dava importância a criar vínculos e, consequentemente, já ninguém dava importância a criar amizades. E de lá para cá, no meu entender, a importância dada à criação de vínculos só diminuiu, pois criar vínculos é algo que requer tempo e atenção, coisas a cada dia mais raras neste frenético e distraído mundo em que sobrevivemos. Um mundo insano no qual, embora continuemos tendo 24 horas por dia, a sensação é que a cada dia temos menos tempo. Sensação que nos levou à mudança de hábitos, sendo algumas para pior, como pode ser visto no exemplo apresentado abaixo.
Comparecer a comemorações de aniversários de amigos para parabenizá-los já foi um hábito da maioria de nós. Com o passar do tempo, e o desenvolvimento tecnológico, passamos a parabenizá-los por meio de ligações telefônicas. Hoje, na condição de dependentes tecnológicos, lhes enviamos um SMS. Adoro siglas, pois elas me possibilitam "traduzi-las" da forma que eu considere mais conveniente. Sendo assim, segue o que, para mim, significa SMS? Sem Muito Sentimento. Sim, parabenizar por meio de um SMS é, no meu entender, parabenizar sem muito sentimento. Não, não creio que seja por meio de SMS que conseguiremos criar vínculos e, consequentemente, amizades.
"Se os homens fossem, realmente, inteligentes eles se empenhariam em só fazer amigos.", é mais ou menos a frase que ouvi do saudoso Antônio Oliveira, uma das pessoas mais inteligentes e sábias que conheci. Ou seja, além de proporcionar várias coisas boas, fazer amigos é também uma demonstração de inteligência.
Portanto, considerando a importância da amizade, além de comemorativo, que tal usarmos o Dia do Amigo também como um dia reflexivo. Um dia para refletir sobre a inclusão da amizade entre os fatores imprescindíveis para "fomentar a cultura da paz", conforme é sugerido no primeiro parágrafo desta postagem. E considerando que existem dúvidas quanto ao dia da celebração, que tal usar o dia 30 de julho para mais algumas reflexões? Assim como criar amizades, refletir nunca será demais.

Nenhum comentário: