quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Competição ou cooperação?

Competição ou cooperação, eis a questão apresentada no final da postagem anterior com a promessa de ser focalizada nesta. Promessa cumprida com o espalhamento de um excelente texto de Leonardo Boff intitulado "Competição ou cooperação?" publicado no extinto Jornal do Brasil "on paper". A data de publicação é revelada no final da postagem.
Competição ou cooperação?
Há um fato que faz pensar: a crescente violência em todos os âmbitos do mundo e da sociedade. Mas há um que é perturbador: a exaltação aberta da violência, não poupando sequer o universo do entretenimento infantil. Chegamos a um ponto culminante com a construção do princípio da autodestruição. Por que chegamos a isso? Seguramente são múltiplas as causalidades estruturais e não podemos ser simplistas nesse campo. Mas há uma estrutura, erigida em princípio, que explica em grande parte a atmosfera geral de violência: a competitividade ou a concorrência sem limites.
Ela vigora primariamente no campo da economia capitalista de mercado. Comparece como o motor secreto de todo o sistema de produção e consumo. Quem for mais apto (forte) na concorrência quanto aos preços, às facilidades de pagamento, à variedade e à qualidade, esse vence. A competitividade opera implacável darwinismo social: seleciona os mais fortes. Estes, diz-se, merecem sobreviver, pois dinamizam a economia. Os mais fracos são peso morto, por isso são incorporados ou eliminados. Essa é a lógica feroz.
Os mais fracos são peso morto; é a lógica feroz
A competitividade invadiu praticamente todos os espaços: as nações, as regiões, as escolas, os esportes, as igrejas e as famílias. Para ser eficaz, a competitividade deve ser agressiva. Quem consegue atrair mais e dar mais vantagens? Não é de admirar que tudo passe a ser oportunidade de ganho e se transforme em mercadoria, do eletrodoméstico à religião. Os espaços pessoais e sociais que têm valor, mas que não têm preço, como a gratuidade, a cooperação, a amizade, o amor, a compaixão e a devoção, ficam cada vez mais acantonados. Mas esses são os lugares onde respiramos humanamente, longe do jogo dos interesses. Seu enfraquecimento nos faz anêmicos e nos desumaniza.
Na medida em que prevalece sobre outros valores, a competitividade provoca mais e mais tensões, conflitos e violências. Ninguém aceita perder nem ser engolido pelo outro. Luta defendendo-se e atacando. Ocorre que após a derrocada do socialismo real, com a homogeneização do espaço econômico de cunho capitalista, acompanhada pela cultura política neoliberal, privatista e individualista, os dinamismos da concorrência foram levados ao extremo. Em consequência os conflitos recrudesceram e a vontade de fazer guerra não foi refreada. A potência hegemônica, os Estados Unidos, é campeã em competitividade, usando todos os meios, inclusive armas, para sempre triunfar sobre os outros.
Como romper essa lógica férrea? Resgatando e dando centralidade àquilo que outrora nos fez dar o salto da animalidade à humanidade. O que nos fez deixar para trás a animalidade foi o princípio da cooperação e de cuidado. Nossos ancestrais antropóides saíam em busca de alimento. Ao invés de cada qual comer sozinho como os animais, traziam ao grupo e repartiam solidariamente entre si. Daí nasceram a cooperação, a socialidade e a linguagem. Por esse gesto inauguramos a espécie humana. Face aos mais fracos, ao invés de entregá-los à seleção natural, inventamos o cuidado e a compaixão, para mantê-los vivos entre nós.
Hoje como outrora são os valores ligados à cooperação, ao cuidado e à compaixão que limitarão a voracidade da concorrência, desarmarão os mecanismos do ódio e darão rosto humano e civilizado à fase planetária da humanidade. Importa começar já agora, para que não seja tarde demais.
*************
A competitividade invadiu praticamente todos os espaços: as nações, as regiões, as escolas, os esportes, as igrejas e as famílias. (...) Na medida em que prevalece sobre outros valores, a competitividade provoca mais e mais tensões, conflitos e violências. Ninguém aceita perder nem ser engolido pelo outro. Luta defendendo-se e atacando. (...) Os espaços pessoais e sociais que têm valor, mas que não têm preço, como a gratuidade, a cooperação, a amizade, o amor, a compaixão e a devoção, ficam cada vez mais acantonados. Mas esses são os lugares onde respiramos humanamente, longe do jogo dos interesses. Seu enfraquecimento nos faz anêmicos e nos desumaniza.
Como romper essa lógica férrea? Resgatando e dando centralidade àquilo que outrora nos fez dar o salto da animalidade à humanidade. O que nos fez deixar para trás a animalidade foi o princípio da cooperação e de cuidado. Nossos ancestrais antropóides saíam em busca de alimento. Ao invés de cada qual comer sozinho como os animais, traziam ao grupo e repartiam solidariamente entre si. Daí nasceram a cooperação, a socialidade e a linguagem. (...) Face aos mais fracos, ao invés de entregá-los à seleção natural, inventamos o cuidado e a compaixão, para mantê-los vivos entre nós.
Hoje como outrora são os valores ligados à cooperação, ao cuidado e à compaixão que limitarão a voracidade da concorrência, desarmarão os mecanismos do ódio e darão rosto humano e civilizado à fase planetária da humanidade. Importa começar já agora, para que não seja tarde demais. (os grifos são meus).
É conclamando-nos à prática da cooperação que Leonardo Boff encerra seu excelente texto e o faz afirmando que "Importa começar já agora, para que não seja tarde demais.". E o "já agora" era 9 de julho de 2004 (data de publicação do texto). Decorridos onze anos considero o texto ainda atual, pois, no meu entender, ainda não é significativa a quantidade dos que atenderam a conclamação de Leonardo Boff.
Impingida por meios de comunicação a serviço dos que se consideram os donos do mundo como algo imprescindível e indiscutível, e aceita de forma passiva e irrefletida pela maioria de uma dita espécie inteligente (sic) do universo, a competitividade sem limites levará (ou será que já levou?) tal espécie a um estágio evolutivo pelo qual ela já havia passado. "O que nos fez deixar para trás a animalidade foi o princípio da cooperação", diz Leonardo Boff. E parafraseando-o eu digo: o que nos fará deixar para frente o retorno à animalidade é o princípio da competição.
"Hoje como outrora são os valores ligados à cooperação (...) que (...) desarmarão os mecanismos do ódio e darão rosto humano e civilizado à fase planetária da humanidade.", afirma Leonardo Boff.
Competição ou cooperação, eis a questão! Questão decisiva para a preservação da referida espécie. Questão cujas opções – competição ou cooperação – já provocaram neste blog algumas postagens, dentre as quais as citadas abaixo.

Nenhum comentário: