Esta postagem apresenta a parte final do texto que recebi do amigo João Paulo e que publiquei no post anterior. Em conformidade com a ideia de evitar textos mais longos, optei por publicá-la em outra postagem.
Dez coisas a serem aprendidas com o Japão1 – A CalmaNenhuma imagem de gente se lamentando, gritando e reclamando que “havia perdido tudo”. A tristeza por si só já bastava.2 – A DignidadeFilas disciplinadas para água e comida. Nenhuma palavra dura e nenhum gesto de desagravo.3 – A HabilidadeArquitetos fantásticos, por exemplo. Os prédios balançaram, mas não caíram.4 – A SolidariedadeAs pessoas compravam somente o que realmente necessitavam no momento. Assim todos poderiam comprar alguma coisa.5 – A OrdemNenhum saque a lojas. Sem buzinaço e tráfego pesado nas estradas. Apenas compreensão.6 – O SacrifícioCinqüenta trabalhadores ficaram para bombear água do mar para os reatores da usina de Fukushima. Como poderão ser recompensados?7 – A TernuraOs restaurantes cortaram pela metade seus preços. Caixas eletrônicos deixados sem qualquer tipo de vigilância. Os fortes cuidavam dos fracos.8 – O TreinamentoVelhos e jovens, todos sabiam o que fazer e fizeram exatamente o que lhes foi ensinado.9 – A ImprensaMostraram enorme discrição nos boletins de notícias. Nada de reportagens sensacionalistas com repórteres imbecis. Apenas reportagens calmas dos fatos.10 – A ConsciênciaQuando a energia acabava em uma loja, as pessoas recolocavam as mercadorias nas prateleiras e saiam calmamente.
Quanto à necessidade de aprendizado dessas dez coisas praticadas no Japão, eu não tenho nenhuma dúvida, mas estou em dúvida quanto ao país no qual ocorrem as condenáveis práticas insinuadas no texto. Se algum de vocês souber, com certeza, que país é esse, por favor, diga-me qual é.
Um comentário:
Olá Guedes!
É uma boa estratégia, não escrever muito, afinal só os poucos blogs que conheço já me custam tempo suficiente para lê-los.
Agora, também concordo com o post. O Japão é um dos poucos países que eu tenho um respeito especial, exatamente por estes motivos, o povo japonês é incrível, se tivesse de escolher um "modelo" para o mundo a nação japonesa representaria muito bem esse papel. A única coisa que falta ao Japão para ele ser perfeito é o que falta à todo mundo, que é ser SOCIALISTA.
Um grande abraço!
Postar um comentário