quinta-feira, 28 de abril de 2011

Uma nova Imo

E prossegue a onda jovem! Esta postagem apresenta mais um caso de jovens que contribuem para manter a esperança de ainda vivermos em um mundo melhor.

Para aqueles que não sabem ou não lembram, Imo é o nome da jovem fêmea protagonista da história do fenômeno do centésimo macaco (segunda postagem deste blog). Foi ela quem teve a ideia de lavar as batatas-doce antes de comê-las. Mas por que estou dizendo isto? Por dois motivos: para explicar a escolha do título e porque creio estar diante de uma nova versão da história de Imo. E nesta a protagonista é uma jovem de 26 anos, de nome Renata, filha do Homerix, um dos seguidores deste blog.

A nova versão também mostra uma jovem descobrindo a utilidade da lavagem, só que agora o que se lava é a alma. Lava-se para remover as “sujeiras” – representadas por nossos defeitos – e possibilitar o desenvolvimento de valores morais em um mundo assolado pelo interesse em valores materiais.

Reconhecendo que os seus defeitos a impedem de evoluir como pessoa, Renata teve a ideia de criar um jogo que a ajudasse a corrigi-los. O jogo consiste em, a cada dia, anotar os erros e acertos praticados e atribuir pontos negativos para os primeiros e positivos para os segundos. Logo ela percebeu que o jogo funcionava, pois a necessidade de, no final do dia, pontuar suas ações e pensamentos fazia com que prestasse mais atenção ao que realizava e no que pensava. Tornara-se uma pessoa mais vigilante. Então, pensou em abrir o jogo para quem, como ela, quisesse evoluir como pessoa. Foi daí que surgiu a ideia de criar o site cujo nome é o mesmo do jogo: Calendário das Virtudes.

“Dentre os primeiros assinantes, estava uma jornalista da Revista Profissão Mestre, que entrou em contato com a Renata e fez uma entrevista. A revista é editada em Curitiba e distribuída nacionalmente. Não é vendida em bancas, mas tem assinatura e é enviada para instituições ligadas à área de educação. A reportagem saiu na edição de abril de 2010, e não ficou tão grande como a jornalista queria, mas dividiu um simpático espaço entre duas outras iniciativas, de sala de aula, numa reportagem de duas páginas com o sugestivo título 'Ensinando a Viver'”.

O parágrafo acima foi copiado de um post do blog do Homerix, através do qual, em abril deste ano, tomei conhecimento da ideia que imediatamente pensei em divulgar. Afinal, este blog é intitulado Espalhando ideias.

Não acrescentei a entrevista a esta postagem para não torná-la mais extensa e desanimar os leitores com menos fôlego. Então, optei por publicá-la sozinha no próximo post. E no seguinte publicarei os meus comentários sobre algumas das excelentes ideias expostas pela Renata. Se alguém quiser se antecipar e lê-la no blog do Homerix, basta clicar aqui.

Se quiser visitar o site da Renata, clique aqui.

Perceberam que consegui escrever uma postagem mais curta?  Então, deixo aqui uma sugestão: reservem para as próximas o fôlego economizado na leitura de um texto mais breve, ok?

Nenhum comentário: