quarta-feira, 2 de março de 2011

Tudo em busca de audiência

A edição de 9 de fevereiro da revista IstoÉ publica uma matéria intitulada O radical do “BBB”, da qual destaco os seguintes trechos:

“Um dos campeões de faturamento da Rede Globo, o ‘Big Brother Brasil 11’ estreou no início de janeiro a caminho do seu próprio paredão. Medições do Ibope nas duas primeiras semanas registraram a média de audiência de 26,4 pontos na Grande São Paulo, contra os 28,4 pontos que o programa obteve nessa mesma época do ano de 2010. A crise serviu para expor, mais do que nunca, a forte personalidade de quem comanda o reality show mais famoso da tevê brasileira: J.B. Oliveira, o Boninho, 49 anos. Certamente ele é o mais assíduo telespectador do programa e de imediato deu início a uma bateria de mudanças na regra do jogo – tudo em busca de audiência.

(...) O plano seria colocar a transexual Ariadna, o que poderia render mais brigas, ou então Mau-Mau, que já acenava com um romance com outra participante.

Já prevendo o esgotamento da fórmula – mas não do faturamento -, Boninho havia dito antes do início do ‘BBB 11’ que ‘tudo seria liberado’, incluindo a pancadaria. ‘Vai ter até porrada’, avisou, sendo desmentido em seguida pela emissora, que fez valer a regra de que violência física acarreta expulsão da casa. Não satisfeito, anunciou bebidas mais fortes nas festinhas dos brothers e acabou entrando na mira do Ministério Público.

Sempre no Twitter, Boninho respondeu a um internauta sobre o perigo de os participantes nadarem em dias de chuva e relâmpagos: ‘Esse é um jogo de eliminação, se morrer na piscina é um a menos. Vontade popular!!!’”

Esta é a mentalidade de quem, segundo a matéria, tem nos bastidores o apelido de Big God. Uma sociedade que possui Gods como esse torna desnecessária a existência de Devils para explicá-la.

Alguém poderá pensar que este texto foi postado no blog errado, pois estaria mais adequado ao Lendo e opinando. Afinal, a intenção deste é espalhar ideias que ajudem na melhoria da sociedade e o que foi dito acima contribui exatamente para a “pioria”. Mas o que vem a seguir explica a opção por publicá-lo neste.

É do livro Sede de Sentido, de Viktor E. Frankl, o seguinte trecho:

“Se exigirmos do homem o que ele deve ser, faremos dele o que ele pode ser. Se, pelo contrário, o aceitarmos como é, então acabaremos por torná-lo pior do que é. Esta é uma citação quase literal de Goethe.”

À luz desta citação, qual será o efeito do “BBB”?

Uma resposta ao e-mail Mais um nascimento contém algo que se aplica muito bem ao que foi dito acima:

“Você tem sido uma das pessoas que tem me inspirado a fazer uma mudança de vida (que se aproxima...)”

Se as minhas postagens e os meus e-mails são capazes de inspirar pessoas a fazerem uma mudança de vida, o que dizer de programas com o nível de audiência do “BBB”?

Tudo em busca de audiência e nada em busca de consciência. E a consequência é a sede de sentido.

Um comentário:

CJ disse...

Amigo Guedes,
Recomendo retirar a revista IstoÉ da sua lista de revistas interessante. Já tentou ler a Piauí? É boa.
Quanto a postagem, recomendo manter a linha do que podemos fazer para melhorar em vez de olhar para o problema, com você mesmo disse: "Afinal, a intenção deste é espalhar idéias que ajudem na melhoria da sociedade e o que foi dito acima contribui exatamente para a “pioria”." e mesmo com a sua justificativa, acredito que neste post especificamente não cabe neste blog.

Abs,